A Arte cura - Módulo 1

Cursos – Julho 2020
Julho a Novembro . Quintas, de 10h às 13h

butao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

A arte cura? Entenda na prática e vivencialmente como usar o poder curativo da arte.

Nas culturas tradicionais, o xamã e o artista estão constantemente associados como figuras que têm a capacidade de fazer a ponte entre o mundo visível e algo da esfera do invisível. Criatividade, imaginação e espiritualidade constantemente se tocam pois apontam para fora do cotidiano imediato.

No mundo contemporâneo, vivemos uma desconexão destes mundos. A espiritualidade parece ser um monopólio das religiões instituídas, enquanto o artista seria apenas uma peça dentro do mercado de luxo. É preciso reconectar e reconhecer que a criatividade e a intuição são irmãs e não são dons reservados a poucos escolhidos. Se descobrir através da arte está disponível para qualquer pessoa. É possível uma arte curativa e uma espiritualidade criativa. Uma espiritualidade longe dos clichês em que poderemos encontrar nossa mitologia pessoal e usar o poder criativo como ferramenta de autoconhecimento.
A espiritualidade criativa não está ligada a nenhuma religião, é um exercício do simbolismo pessoal.

Curso vivencial e prático direcionado a artistas e pessoas criativas que queiram encontrar na arte uma forma de autoconhecimento.

Utilizaremos exercícios inspirados no método de Anna Halprin – Life art process – e na psicomagia de Alejandro Jodorowsky. Através de uma abordagem contemporânea, entraremos em contatos com o, xamanismo, a magia e a alquimia .

Com exercícios criativos e jogos simbólicos, iremos intensificar a comunicação com o próprio inconsciente. No limiar entre arte e terapia, investigaremos o poder de auto cura emocional, mental e corporal.

Em cada mês focaremos em um tema, trazendo as ferramentas para que cada um possa se descobrir e usar conscientemente sua criatividade e intuição

Cronograma do curso:
JULHO / MÓDULO 1
– Quem sou eu no universo?
Desbloqueio das habilidades criativas e busca da mitologia pessoal

AGOSTO / MÓDULO 2
– Como fazer um ritual?
O poder de atos poéticos e simbólicos no dia a dia.

SETEMBRO / MÓDULO 3
– Pode uma imagem mudar o mundo?
O poder dos símbolos pessoais e universais. A iconografia religiosa e a arte contemporânea.

OUTUBRO / MÓDULO 4
E se formos sonho?
Como usar a ficção para entender e modificar a realidade.

NOVEMBRO / MÓDULO 5
A palavra pode criar a realidade?
Escrita, oração e poesia para a criação de uma imagem de si.

*É possível cursar os módulos separadamente.

Aula expositiva por videoconferência.
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Público
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e pessoas com processos artísticos em andamento.

Materiais necessários
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
Material básico para desenho e escrita: caderno, papel, lápis, giz de cera.

Referências
ELIADE, Mircea. O xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
HALPRIN, Anna. Moving Toward Life: five decades of transformational dance. Middletown: Wesleyan University Press, 1995.
JODOROWSKY, Alejandro. Psicomagia. São Paulo: Devir, 2009.
JUNG, Carl Gustav et al. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Routledge, 2011.

Autoconhecimento; Desbloqueio criativo; Arte e Terapia; Arte e magia; O poder da Ação; O poder da Imagem; O poder da palavra

Nadam Guerra (Rio de Janeiro, 1977) bacharel em artes Cênicas (UniRio), doutor em história da Artes (UERJ).
Vive no Rio de Janeiro e em Liberdade, MG onde coordena o programa de residência para artistas (www.terrauna.org.br) e dirigiu o Ponto de Cultura e Sustentabilidade (2011-2015). Cria obras em texto, vídeo, objeto, jogo e performance. Se interessa pelas conexão entre arte e magia ou em como a imaginação se torna vida. Quer salvar o mundo, mas se não der pelo menos vamos viver isso intensamente. Tem obras em parceria com Michel Groisman. Em 2003, criou com Domingos Guimaraens o Grupo UM, lançando o Manifesto UM pelo fim das fronteiras entre artes e organizando esculturas imateriais, teatros abstratos, humanogravuras e chanchadas conceituais. Com o coletivo Opavivará! fez o projeto Moitará, uma ação relacional de trocas.Ganhou os Prêmios: Arte Urbana Sec.RJ (2011), Interações Estéticas do MinC (2009), o Projéteis FUNARTE de Arte Contemporânea (2006), menção honrosa no Art.mov, MG (2006) e Prêmio de realização Dança em Foco (2010). Participou de residências no 102, França (2005), IFEA, UK (2008), URRA, Argentina (2016). Tem obras na coleção do MAM/RJ. Publicou, entre outros, os livros Mateializador de sonhos (2012), Rupestre Contemporâneo (2013), Os 12 passos da Virgem do Alto do Moura (2014), Introdução à iconografia da Virgem do Alto do Moura (2016). Leciona cursos de performance na EAV Parque Lage desde 2008 e já levou suas oficinas para diversas instituições do Brasil, México e Argentina.
Foi professor substituto na EBA-UFRJ (2016). Foi curador de diferentes festivais em eventos de performance, entre eles: Cinema Manual Convida (Sesc Copacabana 2003), Visor (vários locais (2004, 2005), V::E::R, (2005 – Parque Lage, 2011 – Terra UNA), Sara-há (Saracura, 2016), Panorama de Dança (2017) e Corpos Críticos (2018, 2019).