A Arte do século XXI

Damien Hirst ‘The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living’

Professor: Marcelo Rocha

Férias 2019
10 de janeiro a 28 de fevereiro
Quinta-feira, 19:30 – 21:00
R$ 380,00/mês
Curso Contínuo 2019
10 de janeiro a 27 de junho
Quinta-feira, 19:30 – 21:00
R$ 380,00/mês

Objetivos
A grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo em nossos dias constitui um painel rico e complexo de ideias e possibilidades renovadoras no âmbito da arte contemporânea. Nomes como Tatsuo Myajima, Ryoji Ikeda, Ai Weiwei, Subodh Gupta, Mikhal Rovner, Doris Salcedo, Damian Ortega, Tara Donovan, Claire Morgan, Michel de Broin, entre muitos outros, vêm renovando a cena da arte de maneira marcante, com obras contundentes e dotadas de perspectivas inovadoras acerca de nossas sociedades, de nosso presente histórico, e acerca da arte mesma. O objetivo do curso é trazer ao conhecimento do público carioca a obra destes artistas que estão contribuindo decisivamente para os modos como concebemos e realizamos arte hoje, no século XXI.

O curso é composto de apresentações sobre a obra destes artistas, considerando o contexto cultural de origem e sua forma de inserção no debate internacional das artes. Nossos esforços estarão concentrados no sentido de oferecer um panorama amplo da produção atual, abrangendo artistas de diversos países do globo, como Japão, Coréia, China, India, Arábia, Israel, continente africano, Argentina, Colômbia, México, países europeus e eixo anglo-americano, entre outros.

Dinâmica/Metodologia
O curso é composto de apresentações em power point da obra destes artistas, acompanhadas de discussões e reflexões sobre seus possíveis significados, bem como sobre as referências que apresenta e as eventuais inovações que introduz.

Bibliografia
DANTO, A. A transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus, 2006.
DANTO, A. “Artworks and real things”. In: Theoria – a Swedish Journal of Philosophy. 1973.
DANTO, A. “O Mundo da Arte”, p. 20. In: Artefilosofia, n. 1. Ouro Preto: Ed. Tessitura, 2006.
WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.

Marcelo Rocha
é artista plástico e filósofo. Estudou artes visuais na EAV, e é graduado e mestre em filosofia pela UERJ. Desenvolve tese de doutorado em filosofia na UERJ, na área de estética e filosofia da arte. Atuou no Instituto de Artes da UERJ como professor substituto. É sócio da ARTMOTIV Consultoria de Arte.