A arte do século XXI

Tadashi Kawamata. Overflow, 2018-19.

Professor: Marcelo Rocha

Férias de Inverno 2019
04 a 25 de julho
[Dias 4, 11, 18, 25 de julho]
Quinta-feira, 19:30–21:00
R$ 380,00

A grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo em nossos dias constitui um painel rico e complexo de ideias e possibilidades renovadoras no âmbito da arte contemporânea. Nomes como Tatsuo Myajima, Ryoji Ikeda, Ai Weiwei, Subodh Gupta, Mikhal Rovner, Doris Salcedo, Damian Ortega, Tara Donovan, Claire Morgan, Michel de Broin, entre muitos outros, vêm renovando a cena da arte de maneira marcante, com obras contundentes e dotadas de perspectivas inovadoras acerca de nossas sociedades, de nosso presente histórico, e acerca da arte mesma. O objetivo do curso é trazer ao conhecimento do público carioca a obra destes artistas que estão contribuindo decisivamente para os modos como concebemos e realizamos arte hoje, no século XXI.

Abordaremos a obra de artistas do mundo todo, enfatizando a generalização de sua prática em lugares como África, Ásia e América Latina, e buscaremos refletir sobre os efeitos decorrentes do surgimento destes novos atores na cena artística mundial.

O curso é composto de apresentações das obras destes artistas, acompanhadas de discussões e reflexões sobre as referências que apresenta, suas temáticas, seus possíveis significados, bem como sobre as eventuais inovações que introduz, à luz da cena internacional.

Referências
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus, 2006.
DANTO, Arthur. Artworks and real things. In: Theoria – a Swedish Journal of Philosophy. 1973.
DANTO, Arthur. O Mundo da Arte. In: Artefilosofia, n. 1. Ouro Preto: Ed. Tessitura, 2006.
WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.

Marcelo Rocha é artista plástico e filósofo. Atua profissionalmente como professor de História e Teoria da Arte. No momento, desenvolve doutorado em Filosofia na UERJ, na área de Estética e Filosofia da Arte. Estudou Artes Visuais na EAV durante os anos 80, onde posteriormente lecionou Desenho por mais de 15 anos, e é graduado e mestre em Filosofia pela UERJ. Atuou no Instituto de Artes da UERJ como professor substituto. É sócio da ARTMOTIV Consultoria de Arte, plataforma voltada para a promoção da arte contemporânea através de cursos, visitas guiadas e viagens, assim como de consultoria de colecionadores de arte. Como curador de coleções de arte, tem realizado inúmeras viagens internacionais de estudos, tendo visitado as últimas Bienais de Veneza, a Documenta de Kassel, assim como várias edições das mais importantes feiras de arte do mundo, como a ArtBasel (Basiléia e Miami), a Freeze (Londres), a Armory Show (Nova Iorque) e a Arco (Madrid), além de inúmeras instituições e museus em cidades como Nova Iorque, Londres, Amsterdã, Roma, Florença e Madrid. Antes da ARTMOTIV, foi sócio da Nau Consultoria de Arte, com a qual realizou em 2012 o evento internacional de arte pública OiR – Outras Ideias para o Rio, que trouxe para a cidade artistas como Robert Morris, Andy Goldsworthy, Ryoji Ikeda e Jaume Plensa, entre outros.