A arte do século XXI

Quinta-feira, 19:30–21:00
R$ 380,00/mês

Objetivos
A grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo em nossos diasconstitui um painel rico e complexo de ideias e possibilidades renovadoras no âmbito da arte contemporânea. Nomes como TatsuoMyajima, Ryoji Ikeda, AiWeiwei, Subodh Gupta, MikhalRovner, Doris Salcedo, Damian Ortega, Tara Donovan, Claire Morgan, Michel de Broin, entre muitos outros, vêm renovando a cena da arte de maneira marcante, com obras contundentes e dotadas de perspectivas inovadoras acerca de nossas sociedades, de nosso presente histórico, e acerca da arte mesma. O objetivo do curso é trazer ao conhecimento do público carioca a obra destes artistas que estão contribuindo decisivamente para os modos como concebemos e realizamos arte hoje, no século XXI.

Apresentações sobre a obra destes artistas, considerando o contexto cultural de origem e sua forma de inserção no debate internacional das artes. Nossos esforços estarão concentrados no sentido de oferecer um panorama amplo da produção atual, abrangendo artistas de diversos países do globo, como Japão, Coréia, China, India, África do Sul, Arábia, Argentina, Colômbia, México, Israel, países europeus e eixo anglo-americano, entre outros.

O curso é composto de apresentações em power point da obra destes artistas, acompanhadas de discussões e reflexões sobre seus possíveis significados, bem como sobre as referências que apresenta e as eventuais inovações que introduz.

Bibliografia
DANTO, A. A transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus, 2006.
DANTO, A. “Artworksand real things”. In: Theoria – a Swedish Journal of Philosophy. 1973.
DANTO, A. “O Mundo da Arte”, p. 20. In: Artefilosofia, n. 1. Ouro Preto: Ed. Tessitura, 2006.
WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac&Naif, 2002.

Marcelo Rocha
Artista. Mestre em filosofia, professor de história e teoria da arte e pesquisador da UERJ . Seus trabalhos integram coleções públicas e privadas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro É curador da coleção Guilherme Magalhães Pinto Gonçalves e sócio da Nau Consultoria de Arte.