A ARTE DO TARÔ

Nadam Guerra. Coleção de Baralhos. (s/data).

Professor: Nadam Guerra

Curso Semestral 2020.1
04 de março a 29 de junho
Segunda e quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00

butao_venda

Todos os alunos devem pagar a taxa administrativa anual. No caso dos alunos que realizarem o pagamento do curso on-line, a taxa administrativa anual no valor de R$100,00, deverá ser paga pelo aluno no dia que vier pegar seu comprovante de matrícula no curso, antes de entrar na aula, diretamente na secretaria da escola.

Curso vivencial. Prático e teórico. Iremos fazer exercícios de sensibilização e intuição. Conversar sobre as tradições de oráculos, a história do Tarô e suas inúmeras variantes. Experimentar a leitura de imagens e a criação de nosso próprio oráculo pessoal. Indicado para qualquer pessoa interessada nas conexões entre arte e tarô com ou sem experiência.

1. Intuição e oráculo
2. Leitura de imagem: estrutura cognitiva e sentido simbólico
3. Criação de baralho autoral
4. Tarô: histórias e teorias
5. Maneiras de jogar tarô
6. Psicomagia
7. O Tarô de Marselha

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas. No conteúdo teórico falaremos das histórias do surgimento do Tarô, dos mitos e fatos históricos em torno da sua origem e as possíveis abordagens contemporâneas dos oráculos. Nas aulas práticas teremos exercícios psicossomáticos de intuição e experimentação com desenho e para a criação de um tarô autoral, pessoal ou coletivo.

CROWLEY, Aleister. O livro de Thoth. São Paulo: Anubis e Madra, 2000.
JODOROWSKY, Alejandro; COSTA, Marianne. O caminho do tarot. São Paulo: Editora Campos, 2016
NICHOLS, Sallie. Jung e o tarô uma jornada arquetípica. São Paulo: Cultrix, 1980.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campos, 1983.

Nadam Guerra
Bacharel em Teatro, doutor em História da Artes (UERJ). Professor na EAV Parque Lage desde 2008. Coordena a Residência de Arte na ecovila Terra UNA. Cria obras em texto, vídeo, objeto, jogo e performance. Se interessa pelas conexão entre arte e magia ou em como a imaginação se torna vida. Quer salvar o mundo, mas se não der pelo menos vamos viver isso intensamente. Quer salvar o mundo, mas se não der pelo menos vamos viver isso intensamente. Tem obras em parceria com artistas como Michel Groisman, Grupo UM e Opavivará! Psicografou o livro Os 12 passos da Virgem do Alto do Moura (2014). Publicou o tarô Materializador de sonhos (2012) e os livros Rupestre Contemporâneo (2013) e Complexiótica (2001).

www.virgem.nadam.com.br
www.sonho.nadam.com.br