Comissão de Eventos

Guilherme Coelho é ex-aluno da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dirigiu o documentário “Fala Tu” (2003) – vencedor dos prêmios de melhor direção e documentário pelo júri popular do Festival do Rio e selecionado para festivais internacionais de Berlim, Roterdã e Miami – e produziu “Jogo de Cena” e “Moscou”, de Eduardo Coutinho e “Cildo”, de Gustavo Moura.

Marcos Chaves é artista, ex-aluno e ex-professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Iniciou sua atividade artística nos anos 80 sobre os parâmetros da apropriação e da intervenção, fazendo uso de diversas mídias. Participou de Bienais na Itália, Cuba, Suécia e Brasil e realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior em instituições e galerias.

Ronaldo Lemos é advogado, especialista em temas como cultura, tecnologia, mídia e propriedade intelectual. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. É diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Representante do MIT Media Lab no Brasil. Foi curador do TIM Festival, FILE-Hipersônica, dentre outros, e é curador da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes e Cultura Brasileiras.

Tania Rivera é ensaísta e psicanalista. Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica) com pós-doutorado em Artes Visuais pela EBA-UFRJ. Foi professora da Universidade de Brasília e atualmente é professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). É autora de diversos livros, como “O Avesso do Imaginário. Arte Contemporânea e Psicanálise” (Cosac & Naify, 2013) e “Hélio Oiticica e a Arquitetura do Sujeito” (EDUFF, 2012).

Xico Chaves é artista visual, poeta, letrista, multimídia, produtor cultural, pesquisador e jornalista. Formado em Ciência da Comunicação e Artes, e Notório Saber em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB). Fez parte da história da Escola de Artes Visuais desde a sua fundação, na gestão de Rubens Gerchman, quando criou o evento “Verão a Mil”, foi professor e diretor de eventos. Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte – Fundação Nacional de Artes.