EAV Parque Lage

Cursos do professor



Xico Chaves

Formado em Artes e Ciência da Comunicação pela Universidade de Brasília e Centro Universitário de Brasília, Notório Saber em Artes Visuais pela Universidade de Brasília(UnB), artista visual, poeta e mediador cultural, radicado no Rio de Janeiro. Na UnB cursou paralelamente à formação básica Direção e Arquitetura Teatral, Música Eletroacústica e Experimental, Cinema, Construção de Instrumentos Musicais. Participou de diversos movimentos poéticos e artísticos contemporâneos e exposições, no Brasil e exterior.

Curso Semestral 2020.1

Objeto-poema / Poética visual e escrita / Laboratório de Processos Criativos

O curso terá como objetivo trazer para o participante a experimentação e a prática das linguagens poéticas contemporâneas que formam o universo visual, literário e sensorial presente no campo das artes, letras e da comunicação. Se propõe ainda a considerar o processo criativo como mediador e propositor de linguagens que são parte de nossa vida e determinante na veiculação de idéias e conceitos, na economia criativa e sua influência na vida cotidiana por meio de sua ação simbólica e inovadora. Será um curso desenvolvido mediante a prática de laboratórios de criação e expressão por meio de módulos teóricos e práticas experimentais e abordará e incorporá nos laboratórios atividades e conceitos poético-visuais surgidos a partir do modernismo e movimentos anteriores e posteriores em diversos países (futurismo, dadaísmo, fluxus, surrealismo, arte conceitual, pop art, etc) abordando ainda movimento poucos conhecidos no Brasil, tais como: Poema Concreto (1950/60), Neoconcretismo (1950/70), Poema Processo(1970), Arte Xerox e Arte Postal (anos 1970/80) e o Poema Visual Contemporâneo analisando trabalhos como publicações, exposições, objetos, intervenções, performances, redes sociais, instalações, vídeos, pintura, desenho, fotografia, gravuras, macro projeções, interferências urbanas, ações de coletivos, improvisos, sonoridades, criações interativas e audiovisuais, bem como a utilização de recursos e ferramentas digitais e outras linguagens não classificáveis.

Curso Semestral 2020.1
09 de março a 29 de junho
Quinta-feira, 14:00 – 17:00
R$1.520,00 ou 4 parcelas de R$380,00

Saiba mais…

Sem categoria

Laboratório poema contemporâneo

O curso propõe a reflexão sobre o desenvolvimento da poética a partir da tradição da escrita , das diversas formas de linguagem, movimentos e manifestos, e do seu panorama histórico até os dias de hoje, com a utilização das ferramentas tecnológicas digitais. Serão utilizados nos laboratórios de criação, diversos materiais usados na construção do poema, desde o papel e a impressão, o poliestireno, a pedra, materiais descartáveis, o espaço arquitetônico, a verbalização e o corpo. Durante o semestre, serão convidados poetas contemporâneos para apresentar seus trabalhos, experiências realizadas e conceitos desenvolvidos.

2ª feira | 13h – 17h
16 mar – 29 jun

Em breve mais informações.