Cursos do professor



Júlio Castro

Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas A Paixão do Olhar MAM/RJ; Republicar Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); RioXCórdoba, Museu Emílio Caraffa, Argentina (2011), entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que também fez residência artística como artista convidado. Foi membro do Conselho Curador do Espaço Cultural de FURNAS, RJ (2007), idealizador e coordenador do projeto Arte de Portas Abertas (1997/2007), do Prêmio Interferências Urbanas (2000/2002) e Jovens Aprendizes (2001/2002). Coordena o Estúdio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea localizado em Santa Teresa no Rio de Janeiro e onde atualmente conduz o Núcleo Magliani - Centro de referência da obra pintora gaúcha Maria Lídia Magliani (Pelotas,1946- Rio de Janeiro, 2012) e o projeto Vitrine Efêmera (1998/2019), que convida artistas para intervenções site specific na vitrine do Estúdio Dezenove.

2019

XILOGRAVURA E CONEXÕES

O curso objetiva capacitar prática e teoricamente o desenvolvimento da xilogravura como linguagem no âmbito da arte contemporânea. A partir de uma abordagem histórica da xilogravura no decorrer dos diversos movimentos artísticos e do conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão, os participantes serão estimulados a produzir e a refletir coletivamente sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam, associando a procedimentos da gravura como um todo e seus desdobramentos tais como a monotipia, o stencil e a imagem digital.

2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês

Saiba mais…

2º semestre

Palavra impressa

Palavra Impressa busca desenvolver as possibilidades da poética da palavra no espaço do papel e seus desdobramentos como livro objeto, cartaz etc. Investigar o aprofundamento do poema e até mesmo de uma única palavra através dos procedimentos da gravura. Ao instrumentalizar os participantes da oficina da palavra impressa com as técnicas da gravura, criando matrizes e formas de gravar alternativas, ampliamos as bordas do conteúdo escrito e insuflam-se camadas na comunicação. Com variáveis diversas e toda a possibilidade de invenção, a gravura adiciona intenções distintas a um mesmo texto como fosse a própria oralização da escrita. Imagem narrada, narrativa gravada.

2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês

saiba mais…

2º semestre 2019

Stencil em Base Fotográfica – da gravura à arte pública

A produção de imagens em stencil (molde vazado) tem se evidenciado na última década no âmbito da arte urbana no Brasil e vem se aprimorando com o uso da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes.

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende mostrar a versatilidade dessa prática no que diz respeito a possibilidades de desdobramentos: arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção/impressão dos trabalhos no ambiente da cidade.

2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
 

Saiba mais…

Ana Clara Lemos

Ana Clara Lemos estuda Arquitetura e Urbanismo na UFF Niterói, realiza diversos cursos de arte simultaneamente como a disciplina de xilogravura com Marcos Varela e litogravura com Kazuo Iha (EBA - UFRJ) em 2018 e a Oficina de Verão “Revoltas da Poesia e Ascensão Fascista” com Marcelo Reis de Mello no Centro Cultural da UERJ - COART; Em 2017 cursou um período de intercâmbio na Universidade Beira Interior em Covilhã Portugal pelo programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal Fluminense; Em 2018 realiza a intervenção “Memória Herzog” no Projeto Vitrine Efêmera do Estudio Dezenove e junto com Pedro Ivo executa o painel em stencil “Tempos de Violência” na fachada da Cine Galeria, Largo do Guimarães, Santa Teresa.

Stencil em Base Fotográfica – da gravura à arte pública

A produção de imagens em stencil (molde vazado) tem se evidenciado na última década no âmbito da arte urbana no Brasil e vem se aprimorando com o uso da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes.

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende mostrar a versatilidade dessa prática no que diz respeito a possibilidades de desdobramentos: arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção/impressão dos trabalhos no ambiente da cidade.

2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
 

Saiba mais…

Curso Semestral 2020

XILOGRAVURA E CONEXÕES

O curso objetiva capacitar prática e teoricamente o desenvolvimento da xilogravura como linguagem no âmbito da arte contemporânea. A partir de uma abordagem histórica da xilogravura no decorrer dos diversos movimentos artísticos e do conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão, os participantes serão estimulados a produzir e a refletir coletivamente sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam, associando a procedimentos da gravura como um todo e seus desdobramentos tais como a monotipia, o stencil e a imagem digital.

Curso Semestral 2020.1
02 de março a 22 de junho
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
Taxa de material: R$ 50,00

Saiba mais…

Curso Semestral 2020.1

Stencil em Base Fotográfica – da gravura à arte pública

A produção de imagens em stencil (molde vazado) tem se evidenciado na última década no âmbito da arte urbana no Brasil e vem se aprimorando com o uso da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes.

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende mostrar a versatilidade dessa prática no que diz respeito a possibilidades de desdobramentos: arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção/impressão dos trabalhos no ambiente da cidade.

Curso Semestral 2020.1
02 de março a 22 de junho
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
Taxa de material: R$ 50,00

Saiba mais…

Férias de verão 2020

Stencil em Base Fotográfica – da gravura à arte pública

A produção de imagens em stencil (molde vazado) tem se evidenciado na última década no âmbito da arte urbana no Brasil e vem se aprimorando com o uso da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes.

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende mostrar a versatilidade dessa prática no que diz respeito a possibilidades de desdobramentos: arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção/impressão dos trabalhos no ambiente da cidade.

Férias de Verão 2020
13 de janeiro a 05 de fevereiro
Segunda e quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 450,00 + R$ 30,00 de taxa de material

Saiba mais…

Pedro Ivo

Pedro Ivo é formado em Ciências Sociais, com mestrado em Cultura e Territorialidades, ambos pela Universidade Federal Fluminense. Durante o processo de formação acadêmica, o stencil se fez presente, servindo como ferramenta de diálogo entre pesquisador e seus interlocutores – moradores de rua e membros de uma ocupação urbana em Niterói. Foi membro do TREN COLECTIVO, onde atuou em pinturas murais e atividades sociais nas cidades de La Plata e Córdoba, na Argentina. Durante todo o ano de 2017 atuou em parceria com o Estudio Dezenove, em um ciclo de oficinas, além de participar de exposições e mostras. Atualmente, realiza trabalhos em Minas Gerais (Itajubá e Pouso Alto) e na cidade do Rio de Janeiro, ministrando oficinas e intervindo nas ruas.

Stencil em Base Fotográfica – da gravura à arte pública

A produção de imagens em stencil (molde vazado) tem se evidenciado na última década no âmbito da arte urbana no Brasil e vem se aprimorando com o uso da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes.

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende mostrar a versatilidade dessa prática no que diz respeito a possibilidades de desdobramentos: arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção/impressão dos trabalhos no ambiente da cidade.

Férias de Verão 2020
13 de janeiro a 05 de fevereiro
Segunda e quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 450,00 + R$ 30,00 de taxa de material

Saiba mais…

Pedro Rocha

Pedro Rocha, 1976 – Rio de Janeiro. Reside atualmente no Rio de Janeiro. Poeta, editor na Dantes Editora e professor na EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Publicou os livros “Escrita de Galo” (coleção SEC. XXI – 2002) ; “Onze” (Azougue Editorial, 2002); “Chão Inquieto”(Editora 7Letras – 2010); “Experiência do Calor” (Dantes Editorial, selo: Lábia Gentil – 2014); “Ogivas de Urgência” (Editora 7Letras , selo: Megamini – 2015); NERVO VERSO (Independente – 2018). Integra o coletivo Trëma. Fundador do CEP 20000. Idealizador do grupo performático FalaPalavra. www.pedrorocha.site

Palavra impressa

Palavra Impressa busca desenvolver as possibilidades da poética da palavra no espaço do papel e seus desdobramentos como livro objeto, cartaz etc. Investigar o aprofundamento do poema e até mesmo de uma única palavra através dos procedimentos da gravura. Ao instrumentalizar os participantes da oficina da palavra impressa com as técnicas da gravura, criando matrizes e formas de gravar alternativas, ampliamos as bordas do conteúdo escrito e insuflam-se camadas na comunicação. Com variáveis diversas e toda a possibilidade de invenção, a gravura adiciona intenções distintas a um mesmo texto como fosse a própria oralização da escrita. Imagem narrada, narrativa gravada.

2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês

saiba mais…