EAV Parque Lage

Cursos do professor



Simone Rodrigues

SIMONE RODRIGUES é artista e pesquisadora, trabalha há 20 anos com projetos de ensino, produção e curadoria de fotografia. Especializada em história da fotografia, é Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Realizou a curadoria de “Outros Tempos”, mostra de videoarte brasileira (Galeria Maria Lucília Cruz, Lisboa, 2013); da exposição “Qual é a sua?”, de jovens fotógrafos brasileiros (Festival Encontros da Imagem , Portugal, 2012). Realizou a pesquisa e curadoria da exposição, com publicação de catálogo “A Pintura em Pânico - fotomontagens de Jorge de Lima” (Caixa Cultural RJ, 2010); Mestre em História da Cultura pela PUC-Rio, fez parte do grupo diretor do Foto in Cena (1993-98) e do Ateliê da Imagem (1999-2007). Desde 2008 à frente da NAU Editora, vem produzindo livros de arte, ciências humanas e fotografia. Contemplada no II Programa de Fomento à Cultura Carioca (2014) com a série de retratos “Nomes do Amor”.

Cursos - Julho 2020

Vejo Suas Fotos Com Interesse - Experiência N. 1

Este curso tem uma proposta vivencial de estudo e pesquisa da fotografia como linguagem e de seus códigos socialmente compartilhados, tanto no sistema das artes quanto na prática da vida cotidiana. Durante as aulas serão apresentados elementos fundamentais da história e da filosofia da fotografia, bem como serão analisados conjuntos de fotografias, autorais ou apropriadas, propostas pelos participantes.

Cursos – Julho 2020
Julho . Quarta, de 19h às 21h
R$330,00

Saiba mais…

Thiago Barros

Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, fotógrafo e representado pela Galeria Tempo - RJ. Leciona fotografia desde 1999 na Sociedade Fluminense de Fotografia e desde 2010 na EAV Parque Lage. Trabalhou como laboratorista durante dezoito anos ampliando fotografias para grandes profissionais e entidades. Possui imagens em publicações, expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia e atualmente, dedica-se a estudos e residências artísticas nacionais e internacionais. Seus trabalhos incorporam as coleções da Maison Européene de la Photographie, Gilberto Chateubriand e Museu Nacional de Belas Artes.

Fotografia e matéria - do poético ao prático

Este curso teórico-prático oferece ao aluno a possibilidade de uma leitura complementar à objetividade da imagem fotográfica e propõe discutir suas questões artísticas, conceituais ou poéticas, através do relacionamento possível com os múltiplos materiais e processos empregados na construção da fotografia, incentivando a noção de objeto fotográfico. Serão introduzidas práticas fotográficas híbridas e artesanais de registro da imagem utilizando produtos simples e de fácil manuseio, como é o caso do Antotipia e a Fitotipia, que se valem de corantes orgânicos extraídos do próprio jardim do Parque Lage.

Os alunos matriculados poderão utilizar o Laboratório de Fotografia, para desenvolvimento dos trabalhos , com acompanhamento do monitor do espaço, nas quintas, após a aula, até às 19h.

5ª feira | 14h-17h
17 mar – 02 jun
R$415,00/mês

Saiba mais…