Cursos do professor



Sonia Salcedo

Arquiteta e Urbanista (USU-RJ), Cenógrafa (UNI-RIO), Especialista em História da Arte e da Arquitetura (PUC/RJ), Mestre em História e Critica da Arte (EBA/UFRJ) e Doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ/RJ). É profissional da Fundação Nacional de Arte (Funarte) integrante do corpo técnico do Centro de Artes Visuais no âmbito curatorial. Pesquisadora e docente é autora dos livros Cenário da Arquitetura da Arte - montagens e espaços de exposições , Poética Expositiva e Arte de Expor – cuadoria como expoesis. Artista curadora idealizou exposições no Rio, São Paulo e outras cidades brasileiras e estrangeiras, assim como Bruxelas, Frankfurt, Merida, Colonia e Buenos Aires. Arquiteta premiada pela UIA, tem experiência carnavalesca, televisiva e teatral realizando cenário, figurino, pesquisa e produção de arte.

1º semestre 2019

POÉTICA EXPOSITIVA: DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS

O curso tem por objetivo acompanhar e desenvolver projetos artísticos que visem sua exposição. Destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Encontros em salas/ateliers tratarão de etapas de desenvolvimento projetivo – da conceituação a realização –, visando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

1º semestre
12 de março a 25 de junho
Terça-feira, 18:30–20:30
R$ 380,00/mês

Saiba mais…

2019

ARQUITETURA DA ARTE: ESPAÇOS E MONTAGENS DE EXPOSIÇÕES

O programa explora relações artístico-espaciais mediante aspectos teóricos/práticos inerentes a poética expositiva, segundo fundamentos historiográficos. Partindo da modernidade, as exposições deixam de ser uma manifestação lateral de novas proposições artísticas, para se traduzir em uma prática do discurso da experiência artística. Um panorama da expografia da arte do século XX – passando por considerações acerca do lugar expositivo como meio e projeto artístico –, apresenta diferentes relações entre arte, espaço e montagem, indicando à compreensão das exposições em seus aspectos mais gerais e, assim, seu papel determinante na visualidade contemporânea.

1º semestre
14 de março a 27 de junho
Quinta-feira, 18:30 – 20:30
R$ 380,00/mês

Saiba mais…