EAV Parque Lage

A Fotografia Brasileira e o Modernismo

A Fotografia Brasileira e o Modernismo

Arquivo Público do Distrito Federal – Esplanada dos Ministerios Brasilia, 1959

Professora: Denise Cathilina

Cursos – Julho 2020
Julho . Quintas, de 19h às 21h
R$250,00

butao_venda

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

Curso teórico que apresenta uma análise da produção fotográfica brasileira entre os anos de 1940 e 1960. O objetivo do curso é traçar um panorama da fotografia moderna brasileira, contextualizando-o na arte moderna brasileira e mundial, estimulando o pensamento crítico sobre a produção desse período.

Conteúdo
Por meio de aulas expositivas será apresentada e analisada a produção fotográfica brasileira entre os anos 1940 e 1960 a partir dos seguintes temas:

• Pictorialismo no Brasil e movimento Fotoclubista.
• Foto Cine Clube Bandeirante e a Fotoptica
• Subjetividade e geometria: Thomas Farkas e Marcel Giró
• A fotografia experimental de Geraldo de Barros e José Oiticica Filho

Dinâmica
Aulas expositiva por videoconferência
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Público
Indicado para pessoas interessadas e curiosas sobre a temática.

Materiais necessários
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Referências

COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. Fotografia Moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naif ,2004
DERENTHAL ,Ludger; TITAN JR, Samuel (org.). Modernidades Fotográficas – 1940-1964 – Thomas Farkas, Marcel Gautherot, José Medeiros, Hans Gunter Flieg. Rio de Janeiro. IMS. 2014.
MARÇAL, Joaquim. Milan Alram . Editora Bazar do Tempo- Rio de Janeiro, 2015

Bibliografia complementar:

LESSA, Washington Dias.” Amílcar de Castro e a reforma do Jornal do Brasil”. Em: AGUILERA, Yanet (org.). Preto no branco: a obra gráfica de Amilcar de Castro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
MENDES, Ricardo (org.). Antologia Brasil, 1890-1930: Pensamento Crítico em Fotografia. FUNARTE. São Paulo. 2013
FABRIS, Annateresa. “Modernidade e vanguarda: o caso brasileiro”. Em: FABRIS Annateresa (org.) Modernidade e Modernismo no Brasil. Porto Alegre. Editora Zouk, 2010

História da Fotografia; História da Arte; Modernismo; Fotografia; Arte Brasileira

Denise Cathilina. Artista Visual, fotógrafa, professora de artes, eventualmente curadora e ex- atriz. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Tem como interesse de pesquisa a fotografia híbrida, imagem técnica e os cruzamentos entre a alta e a baixa tecnologia. Com participação em diversas exposições em instituições no Brasil – Paço Imperial, Museu de Arte Moderna, Casa França Brasil, Centro de Artes Hélio Oiticica, Oi Futuro Rio de Janeiro – e no exterior – (, Museu de Arte Contemporânea de Rosário (Argentina) , Galería Pasaje 17 (Buenos Aires) , Galeria Gedok (Alemanha) , onde realizou uma residência artística (Munique). Em 1996 inicia trajetória como professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como curadora, já produziu cerca de 30 exposições de jovens artistas. Realizou a curadoria das duas últimas exposições da artista e arte-educadora, Regina Alvarez. Desde 2004 realiza pesquisas em web arte, game arte e internet, com participação no Festival Internacional de Cultura Digital, MAM/RJ(2011). Atualmente explora em seus trabalhos e reflexões as fronteiras entre a arte, a comunicação e o ensino da arte no ciberespaço e no ambiente dos jogos eletrônicos. É mestranda do PPGArtes -UERJ e integra o Núcleo de Pesquisa “Fotografia, Imagem e Pensamento” (Eco/UFRJ).