A gravura em outras bases e em todos os níveis

Benoit Fournier. Monotipia, 2019. Foto: Benoit Fournier.

Professora: Susana Spadaccini

2º semestre 2019
14 de agosto a 27 de novembro
Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês

O curso toma como ponto de partida a monotipia e a serigrafia à base de água. Abrange, na sequência, conteúdos de diversos métodos não tóxicos de gravura e suas interações com o desenho, a pintura, a fotografia e a impressão digital. Destina-se a todos que, mesmo sem experiência em produção gráfica, desejem explorar o potencial das novas dinâmicas nos processos de reprodutibilidade. Visa a criar um espaço de prática e discussão sobre as possibilidades inerentes à experimentação desses recursos, priorizando a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno no intuito de capacitá-lo ao desenvolvimento de um projeto pessoal.

A metodologia é essencialmente prática. Prioriza-se a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno no intuito de capacitá-lo ao desenvolvimento de um projeto pessoal.

Susana Spadaccini
Laureada em gravura pela UFRJ. Curso de extensão em desenho pela UFMG. Estudos adicionais na EAV, Parque Lage. Curso de pós-graduação em restauração do Palazzo Spinelli, Itália. Residências e cursos de especialização no âmbito da gravura não tóxica. Lecionou nas oficinas gráficas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde participou de vários projetos. Vem expondo em diversas mostras e bienais em seu país e no exterior. É professora na EAV e trabalha como artista visual em seu ateliê no Rio de Janeiro com procedimentos gráficos e outras mídias. Dedica-se ao ensino, à orientação e à pesquisa de técnicas de impressão tanto tradicionais quanto experimentais, com ênfase em métodos sustentáveis e ecológicos.