A gravura em outras bases e em todos os níveis

Professora: Susana Spadaccini

1º semestre
07 de março a 27 de junho
Quarta-feira, 18:00–22:00
R$ 380,00/mês

O curso toma como ponto de partida a monotipia e a serigrafia à base de água. Abrange, na sequência, conteúdos de diversos métodos não tóxicos de gravura e suas interações com o desenho, a pintura, a fotografia e a impressão digital. Destina-se a todos que, mesmo sem experiência em produção gráfica, desejem explorar o potencial das novas dinâmicas nos processos de reprodutibilidade. Visa a criar um espaço de prática e discussão sobre as possibilidades inerentes à experimentação desses recursos, priorizando a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno, no intuito de capacitá-lo ao desenvolvimento de um projeto pessoal.

Público-alvo
Destina-se a todos que, mesmo sem experiência anterior em produção gráfica, desejem explorar o potencial das novas dinâmicas nos processos de reprodutibilidade.

Objetivos
Tem como meta apresentar possibilidades alternativas às técnicas convencionais de gravura.Visa a criar um espaço de prática e discussão sobre as possibilidades inerentes à experimentação dos recursos apresentados.

A metodologia é essencialmente prática. Prioriza-se a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno, no intuito de capacitá-lo ao desenvolvimento de um projeto pessoal.

Bibliografia
Ao longo do curso, serão apresentadas referências teóricas relevantes para a compreensão e a contextualização dos métodos.

Susana Spadaccini
Laureada em gravura pela UFRJ. Curso de extensão em desenho pela UFMG. Estudos adicionais na EAV, Parque Lage. Curso de pós-graduação em restauração do Palazzo Spinelli, Itália. Residências e cursos de especialização no âmbito da gravura não tóxica. Lecionou nas oficinas gráficas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde participou de vários projetos. Vem expondo em diversas mostras e bienais em seu país e no exterior. Trabalha como artista visual, com procedimentos gráficos e outras mídias. Dedica-se, também, ao ensino, à orientação e à pesquisa de técnicas tanto tradicionais quanto contemporâneas, com ênfase em métodos menos tóxicos de gravura.