A little more conversation - Curso de Inglês para profissionais da arte

A little more conversation - Curso de Inglês para profissionais da arte

Frame do vídeo ‘the world won’t listen’ – Phil Collins (2004-2007)

Professor: Tanja Baudoin

1º semestre
04 de abril a 27 de junho
Terça-feira, 19:30–21:30
R$ 380,00/mês
2º semestre
05 a 27 de setembro
Terça-feira, 19:30–21:30
R$ 380,00/mês
 

 

 
A Little More Conversation é um curso para quem quer praticar falar e pensar em inglês, seja sobre sua arte e assuntos curatoriais atuais e internacionais. O curso pretende deixar os participantes mais confortáveis com a língua para conversar, ler textos em inglês sobre práticas contemporâneas, escrever editais para programas e residências no exterior ou ensaios curatoriais. Através de um enfoque em textos de curadores, vamos refletir sobre várias abordagens do ofício de curador.

Os participantes devem ser de nível intermediário em inglês. O curso propõe um conteúdo amplo, que atende diversos interesses e está aberto a artistas, curadores e outros praticantes de arte. Algum dever de casa pode ser dado.

   
A Little More Conversation is for people who want to practice speaking and thinking in English about art and recent international curatorial topics. The course intends to make participants feel more comfortable with the language for such purposes as conversing, reading texts on contemporary practices, writing applications for programmes and residencies abroad, or curatorial essays. Through a focus on curators’ texts, we will reflect on different approaches of the craft.

Participants are expected to be at an intermediate level of English. The course offers a broad content that caters to a range of interests and is open to artists, curators and other art practitioners. Some homework might be given.

Objetivos
O primeiro objetivo do curso é deixar os alunos mais fluentes na fala e na leitura de textos em inglês sobre as preocupações curatoriais contemporâneas. O segundo objetivo é introduzir os alunos a um gama de debates internacionais sobre curadoria.

Conteúdo
Durante cada sessão, vamos discutir um tema através do prisma do texto de um curador ou uma entrevista. Esses temas incluem: curar vários tipos de trabalho (filme, performance, etc); ‘estilos’ curatoriais; educação curatorial; e curadora nos vários contextos geográficos, institucionais e não-institucionais. Vamos ler juntos durante a aula e, de vez em quando, fazer exercícios experimentais de leitura e escrita.
 

Dinâmica
A Little More Conversation tem um formato de oficina, que parte de leitura coletiva. Desde o começo, isso vai envolver os alunos ativamente em conversas. Os alunos são convidados a partilhar com o grupo suas experiências de visitação e/ou organização de exposições. Finalmente, os alunos elaborarão uma reflexão sobre a ‘voz curatorial’ com quem pode se identificar.

Bibliografia
– Bergholtz, Frederique; Elstgeest, Tanja; Fletcher, Annie, ‘Introduction’, em: If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part Of Your Revolution, 2006.
– Filipovic, Elena, ‘On the History of the Artist as Curator’, em: Mousse Magazine, #41, 2013.
– Lind, Maria, ‘Greenhouse Tomatoes and Outdoor Tomatoes’, em: The Exhibitionist, #3, January 2011. pp. 47-52.
– Molesworth, Helen; Halperin, Julia, ‘Creating value around women artists: the chief curator’s view’, em: theartnewspaper.com, 2016.
– White, Ian; Peyer, Siri; Schmelter, Wolf; ‘The Cinema Auditorium’, oncurating.org, 2009.
 

  Objectives
The first objective of this course is for students to become more fluent in discussing and reading about contemporary curatorial concerns in English. The second objective is to introduce students to a wide range of international debates on curating.

Content
During each of the sessions we will discuss a topic through the prism of curator’s text or interview as the basis for a discussion. These topics include curating various types of work (films, performances, etc); curatorial ‘styles’; curatorial education; and curating in different geographical and (non)institutional contexts. We will read together in class and will occasionally do some experimental reading and writing exercises.

Dynamics
A Little More Conversation has a workshop-format that departs from collective reading. From the beginning it actively involves students in conversation. Students are asked to share their own experiences of visiting or making exhibitions with the group. Finally students will be reflecting on a ‘curatorial voice’ they identify with.

 
Bibliography
– Bergholtz, Frederique; Elstgeest, Tanja; Fletcher, Annie, ‘Introduction’, em: If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part Of Your Revolution, 2006.
– Filipovic, Elena, ‘On the History of the Artist as Curator’, em: Mousse Magazine, #41, 2013.
– Lind, Maria, ‘Greenhouse Tomatoes and Outdoor Tomatoes’, em: The Exhibitionist, #3, January 2011. pp. 47-52.
– Molesworth, Helen; Halperin, Julia, ‘Creating value around women artists: the chief curator’s view’, em: theartnewspaper.com, 2016.
– White, Ian; Peyer, Siri; Schmelter, Wolf; ‘The Cinema Auditorium’, oncurating.org, 2009.
 

 
Tanja Baudoin
Foi curadora do Programa “If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part Of Your Revolution” em Amsterdã, Países Baixos, onde coordenou o desenvolvimento de uma série de projetos comissionados com artistas e pesquisadores. Também coordenou projetos educativos e produziu as publicações do evento. Participou do programa do CAPACETE no Rio de Janeiro em 2015. Estudou História da Arte da Universidade de Amsterdã.

Regulamento de bolsas ➝