A little more conversation - Curso de Inglês para profissionais da arte

A little more conversation - Curso de Inglês para profissionais da arte

Frame do vídeo ‘the world won’t listen’ – Phil Collins (2004-2007)

Professor: Tanja Baudoin
06 de setembro a 20 de dezembro
Quarta-feira, 19:30–21:30
R$ 380,00/mês

Aula aberta: Quinta-feira, 31 de agosto, 18:00–20:00
 

 
A Little More Conversation é um curso para quem quer praticar falar e pensar em inglês, seja sobre sua arte e assuntos atuais na cena internacional da arte. O curso pretende deixar os participantes mais confortáveis com a língua para conversar, ler textos em inglês sobre práticas contemporâneas, escrever editais para programas e residências no exterior ou ensaios curatoriais. Através de um enfoque em textos de curadores, vamos refletir sobre várias abordagens do ofício de curador e do artista.

Os participantes devem ser de nível intermediário em inglês. O curso propõe um conteúdo amplo, que atende diversos interesses e está aberto a artistas, curadores e outros praticantes de arte. Algum dever de casa pode ser dado.

   
A Little More Conversation is for people who want to practice speaking and thinking in English about art and current topics of interest in the international art scene. The course intends to make participants feel more comfortable with the language for such purposes as conversing, reading texts on contemporary practices, writing applications for programmes and residencies abroad, or curatorial essays. Through a focus on curators’ texts, we will reflect on different approaches of the work of a curator and an artist.

Participants are expected to be at an intermediate level of English. The course offers a broad content that caters to a range of interests and is open to artists, curators and other art practitioners. Some homework might be given.

Objetivos
O primeiro objetivo do curso é deixar os alunos mais fluentes na fala e na leitura de textos em inglês sobre as preocupações artísticas. O segundo objetivo é introduzir os alunos a um gama de debates internacionais sobre prática artística e curadoria.

Conteúdo
Durante cada sessão, vamos discutir um tema através do prisma do texto ou uma entrevista que leremos coletivamente. Esses temas incluem: o papel da língua inglesa no mundo da arte; a ‘declaração do artista’; as tarefas do curador; colaborações entre artistas e curadores; e diferenças culturais em um contexto global. Podemos ocasionalmente fazer alguns exercícios experimentais de leitura e escrita.
 

Dinâmica
A Little More Conversation tem um formato de oficina, que parte de leitura coletiva. Desde o começo, isso vai envolver os alunos ativamente em conversas. Os alunos são convidados a partilhar com o grupo suas experiências de visitação e/ou organização de exposições. Finalmente, os alunos elaborarão uma reflexão sobre a ‘voz curatorial’ com quem pode se identificar.

Bibliografia
– Rule, Alex; Levine, David, ‘International Art English
– Filipovic, Elena, ‘On the History of the Artist as Curator’, em: Mousse Magazine, #41, 2013.
– Piper, Adrian, ‘My Calling (Cards) #1 and #2’, Out of Order, Out of Sight, 1996.
– Molesworth, Helen; Halperin, Julia, ‘Creating value around women artists: the chief curator’s view’, em: theartnewspaper.com, 2016.
– White, Ian; Peyer, Siri; Schmelter, Wolf; ‘The Cinema Auditorium’, oncurating.org, 2009.
 

  Objectives
The first objective of this course is for students to become more fluent in discussing and reading about contemporary artistic concerns in English. The second objective is to introduce students to a wide range of international debates on art making and curating.

Content
During each of the sessions we will discuss a topic through the prism of a text or interview that we will read collectively. These topics include the role of the English language in the art world; the ‘artist statement’; the tasks of a curator; collaborations between artists and curators; and cultural differences in a global context. We may occasionally do some experimental reading and writing exercises.

Dynamics
A Little More Conversation has a workshop-format that departs from collective reading. From the beginning it actively involves students in conversation. Students are asked to share their own experiences of visiting or making exhibitions with the group. Finally students will be reflecting on a ‘curatorial voice’ they identify with.

 
Bibliography
– Rule, Alex; Levine, David, ‘International Art English
– Filipovic, Elena, ‘On the History of the Artist as Curator’, em: Mousse Magazine, #41, 2013.
– Piper, Adrian, ‘My Calling (Cards) #1 and #2’, Out of Order, Out of Sight, 1996.
– Molesworth, Helen; Halperin, Julia, ‘Creating value around women artists: the chief curator’s view’, em: theartnewspaper.com, 2016.
– White, Ian; Peyer, Siri; Schmelter, Wolf; ‘The Cinema Auditorium’, oncurating.org, 2009.
 

 
Tanja Baudoin
Foi curadora do Programa “If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part Of Your Revolution” em Amsterdã, Países Baixos, onde coordenou o desenvolvimento de uma série de projetos comissionados com artistas e pesquisadores. Também coordenou projetos educativos e produziu as publicações do evento. Participou do programa do CAPACETE no Rio de Janeiro em 2015. Estudou História da Arte da Universidade de Amsterdã.