Exposições

Coletiva de crianças e jovens. Oficinas Jornadas de Outubro

Domingo, 30 de outubro, a partir das 11h.
Local: Capelinha

O programa para crianças Jornadas de Outubro, idealizado pela curadora e diretora da EAV Parque Lage, Lisette Lagnado, consistiu em uma série de atividades ao longo de um mês, em que cada oficina foi conduzida por um artista e deu ênfase a atividades manuais, visuais e sonoras, valorizando meios de “tirar alegria não só das grandes como das coisas insignificantes e pequeninas” (Mario Pedrosa).

Ana Luiza Fonseca, curadora residente da Biblioteca | Centro de Pesquisa e Documentação da EAV, orientou três atividades aqui expostas: “Introdução à gravura e processos gráficos”, “O tamanho das coisas” e “Museu portátil”.

Chiara Banfi conduziu “O que ouvem as crianças?”, oficina cuja proposta era despertar da sensibilidade musical realizando passeios pelos jardins do Parque Lage.

Rodrigo Garcia Dutra propôs “Inventando geometrias”, com a finalidade de fomentar a curiosidade em torno da riqueza da arte e cultura indígena e africana.

Ainda na Capelinha podem ser vistas as monotipias realizadas na oficina de introdução à técnica coordenada pelo artista Carlos Vergara

Ana Luiza Fonseca (São Paulo, 1985) é curadora e produtora. Bacharel em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, na Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP (2008). Organizadora da Feira Tijuana, foi diretora do Espaço Tijuana e Edições Tijuana, dedicada a produção e distribuição de livros de artista na América Latina.
É curadora residente da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2016). Vive no Rio de Janeiro.

Chiara Banfi (São Paulo, 1979) é artista. Formou-se em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (2003), em São Paulo. Fez parte do Programa Rumos Artes Visuais (2005/2006), do Instituto Itaú Cultural. Participou de exposições coletivas como J’en Rêve (2005), na Fondation Cartier, Paris, e Panorama MAM, São Paulo (2005). Vive no Rio de Janeiro.

Rodrigo Garcia Dutra (Rio de Janeiro, 1981) é artista. Possui mestrado em Fine Arts pela Central Saint Martin of Art and Design, em Londres (2009) com bolsa da Lismore Castle Scholarship e Escultura no Royal College of Arts, em Londres (2014). Participou das exposições coletivas 10ª Bienal do Mercosul: Mensagens de Uma Nova América (2015) e Histórias Mestiças (2014) no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, entre outras. Vive no Rio de Janeiro.