Eventos

Varanda Sonora com Arto Lindsay e Magno Caliman

Abertura: 26 de julho, quarta-feira, a partir das 19h
Sempre na última semana do mês

No dia 26 de julho, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, terá início o ciclo de encontros VARANDA SONORA, uma proposta do duo Franz Manata e Saulo Laudares que, durante o segundo semestre de 2017, colocam o som no centro da questão.

 
VARANDA SONORA é um encontro sonoro-musical, mensal e gratuito, na varanda da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A cada edição um artista sonoro e um DJ produtor irão compartilhar seu percurso, pesquisas e experiências. Os encontros serão transmitidos, gravados e disponibilizados, gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes.

A estréia do programa contará com as presenças do músico e multiartista Arto Lindsay, do compositor, performer e professor da EAV Magno Caliman.

Para este ano estão previstos os encontros com os artistas: Fausto Fawcett, Ricardo Basbaum, Lívio Tragtenberg, Marco Scarassatti e os DJs produtores: Sávio de Queiroz, José Hesse, BQVC, Antonio Antmaper aka Omulu entre outros.

 
ARTE SONORA é parte da prática artística do duo Franz Manata e Saulo Laudares. O projeto teve início em 2009 como um curso e happening na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ao longo dos anos, assumiu diferentes formatos e se constituiu numa importante plataforma de discussão sobre arte e som.

Ao longo dos anos, o projeto já assumiu diversos formatos, como: workshops, happenings, podcasts, exposições, publicações, programas de rádio, residências e o site (exst.net/artesonora)

O site foi criado em 2012, de forma independente, para abrigar o conteúdo gerado a partir dos workshops e happenings. Com o intuito de criar documentos que pudessem ser acessados pelo público em geral.

Já foram produzidos mais de trinta programas sobre o tema divididos em: 08 programas históricos sobre o século XX, onde são apresentados a formação do campo sensível, suas principais questões, artistas e obras; 12 podcasts monográficos, que apresentam o pensamento e obras dos principais artistas e pensadores brasileiros que investigam o mundo através do som e suas interfaces; e 12 Mixtapes, que abordam o universo sonoro e a influência da música no trabalho de artistas, críticos e pensadores da cultura contemporânea.

 
Sobre os organizadores desta edição

Franz Manata é artista, curador e professor, Saulo Laudares é artista e DJ produtor. O duo começou suas atividades em 1996, a partir da observação sobre o universo do comportamento e da cultura da música eletrônica contemporânea. Os artistas vem realizando programas de residência e participando de mostras individuais e coletivas dentro e fora do país.

Bruno Queiroz é Artista multimídia focado na interseção entre arte e tecnologia, atua como videomaker, músico, programador, DJ produtor e compositor de trilhas sonoras. É integrante do coletivo “Nuvem”, que trabalha pela conscientização acerca do uso dos espaços urbanos, mobilizando a população das cidades em passeios ciclísticos e festas itinerantes. Foi vencedor do Festival do Minuto.