Cine Lage

"Weekend" de Godard será exibido na sexta 25 na EAV

Sexta-feira, 25 de agosto às 19h
Auditório – EAV Parque Lage
Gratuito e aberto ao público – sujeito à lotação

 

Na sexta-feira, 25/8, às 19h, haverá exibição do filme “Weekend”, de Jean-Luc Godard (1967), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A artista visual francesa Dominique Gonzalez-Foerster fará a introdução do filme. A entrada é aberta ao público e gratuita.

O filme marca a transição de Godard da Nouvelle Vague para uma fase marxista. A EAV Parque Lage amplia, assim, o campo de visão das comemorações dos 50 anos do filme “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. “Terra em Transe” foi parcialmente filmado no Parque Lage e marca o início do movimento Cinema Novo. Durante todo o ano de 2017, a EAV promoverá atividades em torno da obra de Glauber Rocha, em um conjunto de ações nomeadas de Escola em Transe.

Título Original: Weekend
Título no Brasil: Weekend À Francesa
Direção: Jean-Luc Godard
Gênero: Comédia Dramática
Ano de Lançamento: 1967
Duração: 105 min
País: França

Sinopse
Roland Durand (Jean Yanne) e sua esposa Corinne (Mireille Darc) saem para viajar no fim de semana com o objetivo de obter uma herança. Ambos têm o adultério em mente enquanto viajam para a costa, mas acabam retidos em um enorme engarrafamento. A situação evolui para a violência, o que inclui acidentes de trânsito, estupro, assassinatos e canibalismo.

Dominique Gonzalez-Foerster (Estrasburgo, 1965). Vive entre o Rio de Janeiro e Paris.
Artista visual de prática multidisciplinar, suas séries de fotografias, instalações e esculturas investem numa prática de literatura expandida, fazendo alusão a referências e personagens do cinema e da arquitetura. Estudou na École du Magasin do Centre National d’Art Contemporain, em Grenoble. Em sua larga circulação internacional, integrou mostras coletivas como Documenta XI, em Kassel (2002), a Bienal de São Paulo (2006) e o o Münster Skulptur Projekte (2007).