Conversas

Palestra do curador Hans Ulrich Obrist

Youssef Nabil

Segunda-feira, 28 de agosto às 19h
Salão Nobre – EAV Parque Lage
Gratuito e aberto ao público – sujeito à lotação

 
Ouça na íntegra

 
Na segunda-feira 28/8, o curador suíço Hans Ulrich Obrist fará uma palestra na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O encontro terá também a participação do curador e artista Pablo León de la Barra e da artista Dominique Gonzalez-Forster.

Hans Ulrich Obrist chega ao Brasil no dia 27 para gravar uma série de entrevistas com artistas brasileiros sobre criatividade, imaginação e arte contemporânea. Entre os entrevistados estão Iole de Freitas, Ruy Guerra, Laura Lima, Adriana Varejão, Artur Barrio e Waltercio Caldas. As conversas serão reunidas em livro a ser publicado pela Editora Cobogó em 2018.

A visita de Obrist ao Brasil faz parte do projeto de residências artísticas do Instituto Inclusartiz, organização sem fins lucrativos que promove educação e cultura na cidade do Rio de Janeiro.

Obrist gravou nos últimos anos mais de 1.400 horas de entrevistas com artistas, cineastas, músicos, cientistas, arquitetos e filósofos. Entre os livros de Hans Ulrich Obrist publicados no Brasil pela Editora Cobogó estão a coleção Hans Ulrich Obrist-Entrevistas vols. 1 a 6, Ai Weiwei entrevistado por Hans Ulrich Obrist e Caminhos da Curadoria.

Considerado um dos curadores de arte mais influentes hoje no mundo, Hans Ulrich Obrist é atualmente diretor da Serpentine Gallery, em Londres. Atuou vinte anos como curador independente, foi curador do Museu de Arte Moderna de Paris e organizou mais de 150 mostras internacionais.