Eventos

Rafael Barcellos Santos - As ruínas do projeto moderno - 5/9

Rafael Barcellos Santos – As ruínas do projeto moderno – Niemeyer em Niterói
Mediação: Raphael Fonseca
Quinta-feira, 5 de outubro, 19h às 22h
Salão Nobre EAV Parque Lage [gratuito e aberto ao público]

 
A Cidade (de) Niterói e o Caminho (de) Niemeyer – Os diversos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer em Niterói, agrupados sob a denominação do Caminho Niemeyer, e as relações urbanísticas e arquitetônicas estabelecidas por cada uma de suas partes com a cidade existente, algumas delas construídas e outras apenas imaginadas e deixadas no papel, observadas sob a ótica de uma cronologia temporal e histórica, bem como de uma morfologia e tipologia arquitetônica e urbana.

 
Rafael Barcellos Santos (Niterói, 1976). Vive no Rio de Janeiro.
Arquiteto graduado pela FAU-UFRJ, especialista e mestre em Metodologias de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico pela FAUP, em Portugal, e doutor em Urbanismo pelo PROURB. Foi professor substituto na FAU-UFRJ, e atualmente é professor no curso MA.DE.IN do Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro.

Raphael Fonseca (Rio de Janeiro, 1988). Vive no Rio de Janeiro.
Curador do MAC-Niterói e professor do Colégio Pedro II. Doutor em Crítica e História da Arte pela UERJ. Recebeu Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça de curadoria (2015) e o prêmio de curadoria do Centro Cultural São Paulo (2017). Curador residente na Manchester School of Art (Maio-Agosto de 2016). Entre suas exposições recentes, destaque para “Mais do que araras” (SESC Palladium, Belo Horizonte, 2017), “Quando o tempo aperta” (Palácio das Artes – Belo Horizonte e “Deslize ” (Museu de Arte do Rio, 2014).

 
Veja a programação completa do Seminário A Síntese entre Arte, Arquitetura e Paisagem
Saiba quem foi Reynaldo Roels Jr.


APOIO INSTITUCIONALMAC