Conversas

Palestra com Mark Lammert - 31/10

31 de outubro de 2017
19h no Auditório
Evento gratuito, aberto ao público e sujeito à lotação.

 
O artista alemão Mark Lammert conduzirá uma fala na EAV Parque Lage para uma palestra aberta, dia 31 de outubro às 19h. A conversa será conduzida em inglês. Com vasta trajetória, o pintor, professor e cenógrafo trabalhou com Heiner Müller e nas montagens de peças teatrais de Bertold Brecht no Berliner Ensemble. A fala faz parte da programação da exposição “Viajando pelo Mundo (Weltreise) – Arte da Alemanha – Obras da Coleção IFA, de 1949 até hoje”, que pode ser vista no Paço Imperial até dia 19 de novembro. Com parte do acervo do IFA trazida pelo Goethe-Institut à cidade, a mostra conta com mais de 400 peças em exposição.

Sobre Mark Lammert
Mark Lammert estudou na Academia de Artes de Berlin-Weißensee, e atua, desde 2011, como professor de pintura e desenho na Universidade de Artes de Berlin. Seus trabalhos são marcados por uma aproximação conceitual que questiona o limite do visual. Ele também transpôs seus princípios da pintura para espaços monocromáticos que ele chama de “máquinas dramatúrgicas” (dramaturgy machines), que foram criadas para amplos espaços teatrais desde o começo dos anos 90.

Sua obra Reconstruction of a Scene, de 1995 (Reconstrução de uma Cena, 1995), foi feita no ano da morde do dramaturgo Heiner Müller (1929 – 1995), com quem Lammert trabalhou desde 1991, e que é associada à cenografia desenvolvida pelo artista para a peça Fatzer Fragment de Bertold Brecht, produzida pela primeira vez em 1993 pela companhia de teatro Berlin Ensemble. Para essa produção Lammert pintou torsos em quatro telas, que ele chamou de Shells (conchas). ‘Conchas’ na cor da carne sem um corpo, ou outras realidades fragmentadas nas quais todo o resto é eliminado, como o próprio artista diz.