Eventos

Varanda Sonora – Fausto Fawcett e Bruno Queiroz

VARANDA SONORA com Fausto Fawcett e Bruno Queiroz
DOMINGO, 17/12
Varanda da biblioteca da EAV Parque Lage

Domingo, dia 17 de dezembro às 19h30, durante o encerramento das atividades do ano letivo da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, acontecerá a segunda edição do VARANDA SONORA e os convidados são Fausto Fawcett e Bruno Queiroz.

Após a estréia do programa, que contou com a presença do músico e multiartista Arto Lindsay e do artista e professor da EAV Magno Caliman, os professores Franz Manata e Saulo Laudares convidam o poeta, músico e compositor Fausto Fawcett e o produtor musical Bruno Queiroz. Fausto Fawcett é um ícone da cultura brasileira e expoente do rap rock e da literatura cyberpunk. Artista, jornalista, autor teatral, roteirista, poeta, músico e compositor, Fausto têm vários discos e livros publicados. No palco ele utiliza a performance para apresentar seu universo que mistura teatro, música e poesia.

Autor de composições famosas como “Kátia Flávia, a Godiva do Irajá” e “Rio 40 Graus”, Fausto atualmente têm feito parcerias com artistas visuais, como Vivian Caccuri e o grupo Chelpa Ferro e apresentado suas composições em espaços institucionais como o Oi Futuro, onde mostrou para o público a adaptação para o palco de sua cyber novela “Pororoca Rave”.

Bruno Queiroz é um jovem artista multimídia focado na interseção entre arte e tecnologia, atua como videomaker, músico, programador, DJ produtor e compositor de trilhas sonoras. Bruno cresceu em meio as ferramentas digitais para composição, elaboração de video-mappings, projeções interativas, gravação e edição de áudio.

Recentemente, dirigiu o making of da marca paralímpica; fez Video-mapping para o espetáculo teatral “O Trem, o Vagão e a Moça de Luvas”; colaborou na exposição da artista Mana Queiroz e, desde 2012, se apresenta com Elza Soares em seus shows.

Bruno foi um dos idealizadores do coletivo “Nuvem”, que trabalhou pela conscientização acerca do uso dos espaços urbanos, mobilizando a população das cidades em passeios ciclísticos e festas itinerantes entre os anos 2012 e 2105 e foi vencedor do Festival do Minuto.

Na ocasião será lançado, também, o podcast ARTE SONORA com Fausto Fawcett, gravado durante a ocupação realizada no Castelinho do Flamengo em 2015. O programa apresenta seu percurso e obras, abordando aspectos sonoros, poéticos e musicais do artista.
Sobre o programa

VARANDA SONORA é um encontro sonoro-musical na varanda da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A cada edição os professores Franz Manata e Saulo Laudares convidam um artista e um DJ produtor para compartilhar seu percurso, pesquisas e experiências. Os encontros são transmitidos, gravados e disponibilizados, gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes no site.

HISTÓRICO
O VARANDA SONORA é um desdobramento do programa ARTE SONORA , que é parte da prática do duo de artistas e professores Franz Manata e Saulo Laudares. O projeto teve início em 2009 como um curso e happening na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ao longo dos anos, assumiu diferentes formatos e se constituiu numa importante plataforma de discussão e um banco de dados sobre arte e som.

O projeto já assumiu diversos formatos, como: workshops, happenings, podcasts, exposições, publicações, programas de rádio, residências e o site.

O site foi criado em 2012, de forma independente, para abrigar o conteúdo gerado a partir dos workshops e happenings. Com o intuito de criar documentos que pudessem ser acessados pelo público em geral.

Já foram produzidos mais de trinta programas sobre o tema, divididos em: 08 programas históricos sobre o século XX, que apresentam a formação do campo sensível, suas principais questões, artistas e obras; 15 podcasts monográficos, que mostram o pensamento e obras dos principais artistas e pensadores brasileiros que investigam o mundo através do som e suas interfaces; e 12 Mixtapes , que abordam o universo sonoro e a influência da música no trabalho de artistas, críticos e pensadores da cultura contemporânea.

ORGANIZADORES
Franz Manata é artista, curador e professor, Saulo Laudares é artista e DJ produtor. O duo começou suas atividades em 1998, a partir da observação sobre o universo do comportamento e da cultura da música eletrônica contemporânea. Os artistas vem realizando programas de residência e participando de mostras individuais e coletivas dentro e fora do país e são representados pela Sé Galeria, SP.