Eventos

Lançamento do livro "Presente 2016", Performance e Conversa

LANÇAMENTO, PERFORMANCE E CONVERSA,

Lançamento do livro de artista “Presente 2016”
e apresentação da performance “Cy”, de Gabriela Noujaim

Conversa sobre o livro
Com a artista, Gabriela Noujaim, e as curadoras convidadas Fernanda Pequeno e Fabiana Santos.

Terça-feira | 27 de Março
Performance 19h – 20h
Conversa 20h – 22h
EAV | Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa

SOBRE O EVENTO
No mês em que se comemora o dia internacional da mulher, Gabriela Noujaim lançará o livro “Presente 2016” e apresentará a performance inédita “Cy”, que na tradução do tupi-guarani quer dizer a palavra mãe.

As curadoras convidadas, Fernanda Pequeno, Fabiana Santos e a artista Gabriela Noujaim farão um debate aberto sobre questões ligadas aos direitos humanos das mulheres, lançados no livro “Presente 2016”.

A obra, realizada por Gabriela Noujaim através de técnicas de impressão serigráfica, relata de forma sensível alguns momentos marcantes do ano do impeachment de Dilma Roussef e mostra também a publicação de uma carta inédita, que denúncia à violação dos direitos humanos e em modo especial aos direitos das mulheres que foi entregue à chanceler Angela Merkel por pesquisadores brasileiros que então residiam na Alemanha.

SOBRE O LIVRO
Título: Presente 2016
Livro de artista
Artista Gabriela Noujaim
Curadora convidada: Fernanda Pequeno
Edição: 30 cópias
18 páginas
Serigrafia e ecoline
Valor: R$650,00
30% da venda do livro vai ser doado para escola pública: Dona Geny Ferreira que fica localizada no interior da Paraíba na cidade de Sousa.

MINI BIOS

Fernanda Pequeno (Rio de Janeiro, 1983) é coordenadora de exposições do Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta de história da arte do Instituto de Artes da mesma universidade. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Chelsea College of Arts (University of the Arts), em Londres. É membro da equipe editorial da Revista Concinnitas. Autora de Lygia Pape e Hélio Oiticica: conversações e fricções poéticas (Apicuri, 2013). Entre as curadorias destacam-se: Possibilidades do ateliê contemporâneo (Funarte/ Parque Lage, 2009), Play (Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, 2013-14), Nós (Caixa Cultural, 2016-17), entre outras.

Fabiana Santos (Rio de Janeiro, 1954)
Artista visual e pesquisadora. Mestre em Linguagens Visuais pela EBA UFRJ. Organiza exposições e escreve sobre trabalhos de artistas. Organizou o livro Mario Carneiro Trânsitos com o Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 do MinC. Está terminando o livro do escultor Yutaka Toyota.

Gabriela Noujaim (Rio de Janeiro, 1983)
É artista, gravadora, videomaker e foi professora de serigrafia da Escola de Artes Visuais Parque Lage em 2010. Em 2015 participou da coletiva “Se Liga” no CCBB RJ e do projeto Technô no Oi Futuro do Flamengo, RJ; foi finalista do Festival 3m Canções de Amor no Instituto Tomie Ohtake 2014, SP; participou do Festival Internacional de linguagem Eletrônica (FILE) 2013; em 2012 foi indicada ao Prêmio Pipa; participou do 64° Salão Paranaense e da exposição Young Masters Rupert Cavendish Prize, Londres, Inglaterra; em 2011, recebeu a Menção Honrosa no festival de videoarte “Lumen EX”, Badajoz, Espanha; recebeu Prêmio Aquisição no 39° Salão de Arte Contemporânea de S. André, SP.