Eventos

Teorema - Pasolini

CINELAGE: Teorema, de Pasolini (1968)
Comentado por Maria Rita Nepomuceno
Sexta-feira, 27 de abril às 19h30
Gratuito e aberto ao público – sujeito à lotação

SINOPSE
Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma, sendo que cada um deles toma um caminho diferente.

PASOLINI
Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 — Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta, poeta e escritor italiano. Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura controversa. Embora seu trabalho continue a gerar polêmica e controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, seus trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da Cultura italiana.

MARIA RITA NEPOMUCENO
Cursou Cinema na UFF (2002-2006), mestre em Multimeios na UNICAMP (2008-2010). Morou 2 anos em Bolonha, onde pesquisou no Arquivo Pasolini da Cinemateca de Bolonha. Sua pesquisa centrava nas tragédias de Pasolini recriadas para o cinema.