Eventos

Artist Talk com Ernesto Neto

A Fondation Beyeler e a UBS convidam você para o
ARTIST TALK com ERNESTO NETO
Quinta-feira, 3 de maio, 19:00 – 20:30
Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Boas vindas e introdução por Sam Keller, Diretor Fondation Beyeler
Conversa com o artista Ernesto Neto e o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff
Tema: importante projeto de instalação Gaiamothertree do artista Ernesto Neto na estação ferroviária de Zurich que acontecerá em junho de 2018.

Aberto ao público
INSCRIÇÕES APENAS PELO LINK:
Artist Talk com Ernesto Neto

Artist Talks é um programa da Fondation Beyeler e da UBS, no qual artistas contemporâneos internacionalmente renomados falam sobre o seu trabalho. O formato é aberto e dinâmico, indo desde palestras clássicas de artistas a debates moderados entre artistas e personalidades do mundo artístico. Os Artist Talks têm lugar na Fondation Beyeler em Riehen/Basel e noutras organizações artísticas na Europa, Ásia, América Latina e Estados Unidos da América.

ERNESTO NETO
Ernesto Neto nasceu em 1964 no Rio de Janeiro. Depois de ter estudado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na escola de artes no MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio, em 1988 foi-lhe dedicada também uma primeira exposição individual na Petite Galerie, em sua cidade natal.
Em 1996, as suas obras foram apresentadas pela primeira vez no estrangeiro. Além de várias participações na Bienal de Veneza e em exposições em renomados museus de todo o mundo, as suas obras estão presentes principalmente nas coleções do Museum of Modern Art e do Solomon R. Guggenheim Museum em Nova Iorque, do Tate, Londres, do Centre Pompidou, Paris, e do Hara Museum, Tóquio.
A arte de Neto se caracteriza pelo neoconcretismo brasileiro dos anos 60 e também pela arte minimalista, arte conceitual e Arte povera. Espiritualidade, humanismo e ecologia são os principais aspectos do seu trabalho. Desde os anos 90, as suas obras se destacam pelos materiais e técnicas atípicos. Suas esculturas, baseadas em um centro de gravidade, muitas vezes apresentam formas biomórficas e materiais orgânicos. É frequente a transparência e a sensualidade desempenharem um papel importante. É possível tocar e entrar nas obras, atravessá-las ou colocá-las em movimento e muitas vezes apelam também ao olfato. O visitante está convidado a se concentrar na sua percepção e a interagir com o seu ambiente e a obra. De 30 de junho a 27 de julho de 2018, a Fondation Beyeler Ernesto Netos exibe a instalação monumental GaiaMotherTree no âmbito de um projeto de arte pública na estação principal de Zurique, Suíça.

PAULO HERKENHOFF
Paulo Herkenhoff (Brasil, 1949). Antigo curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, diretor artístico da XXIV Bienal de São Paulo (1998), curador adjunto do Departamento de Pintura e Escultura do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, diretor do Museu Nacional de Belas Artes e do Museu de Arte do Rio (MAR). Atualmente, é consultor na Fundação Getúlio Vargas no Rio. Escreveu extensivamente sobre Ernesto Neto e incluiu as suas obras em algumas exposições.

PRODUÇÃO
INSTITUTO INCLUSARTIZ
O Instituto Inclusartiz é uma instituição que leva exposições de arte da Europa para o Brasil, desenvolvendo também importantes programas educacionais em paralelo a essas exposições. Como exemplo a exposição “Esplendores da Espanha: de Greco a Velazquez”, organizada em parceria com o Rei Juan Carlos da Espanha e o Governo Espanhol para comemorar os 500 anos do Brasil, visitada por cerca de 7000 pessoas no Museu de Belas Artes no Rio de Janeiro.