Eventos

CELEIDA TOSTES, “Artes do Fogo” / CINTHIA MARCELLE, “Fonte 193" e "475 Volver”

Registro da performance “Passagem”, de Celeida Tostes (1979). Foto: Henri Stahl / Cinthia Marcelle, still do vídeo “Fonte 193”.

EXPOSIÇÃO
CELEIDA TOSTES, “ARTES DO FOGO” [galeria]
CINTHIA MARCELLE, “FONTE 193″ / “475 VOLVER” [sala de vídeo]

Abertura 20 de junho, 19h
21 de junho a 15 de julho de 2018
Curadoria: Ulisses Carrilho

Horário de visitação:
Galerias 1 e 2 da EAV Parque Lage
2ª a 5ª feira – 9h às 19h
6ª feira, sábado e domingo – 9h às 17h
Gratuito / Aberto ao público

Programa Parque Gráfico
Cartaz do filme de Cinthia Marcelle
feito em colaboração com Zoé Gruni, artista-professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage

A mostra toma como ponto de partida o próprio título do curso da artista Celeida Tostes na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, a oficina de Artes do Fogo, que oferecia na EAV desde seus primeiros anos. Uma investigação vigorosa em torno do feminino, da forma circular, da repetição e, sobretudo, uma investigação vigorosa com o barro. Modelar, moldar e transformar a matéria são gestos imbuídos de intencionalidade, que flexionam uma dimensão erótica cujas formas e figuras ancestrais são marcadas pela gestualidade da artista, construídas a partir de materiais orgânicos.

A mostra é integrada de uma grande peça circular (Mó, s.d.), uma ânfora (Vênus, s.d.) e um fundo documental que contextualiza as práticas pedagógicas radicais levadas a cabo pela artista na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e sua experiência com a oficina de cerâmica no Morro Chapéu Mangueira, a partir de um recorte do acervo do projeto Memória Lage. Além disso, somam-se as ampliações das fotos de Henri Stahl, que documentam a performance Passagem (1979), na qual a artista envolve-se em argila, formando em torno de si uma ânfora, deslizando para fora deste útero.