Eventos

Programação

A QUEERMUSEU
PROGRAMAÇÃO
CROWDFUNDING
LEGADO
AÇÃO EDUCATIVA
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA QUEERMUSEU
Gratuito | Aberto ao público

18 de agosto de 2018
sábado | 11h – 22h

Para celebrar o sucesso da campanha e a abertura da exposição Queermuseu, o Parque Lage convida o público para um dia de atividades e apresentações. Também integra a programação de abertura da exposição, uma edição da Feira Tijuana de Arte Impressa, a primeira feira de livros de artista organizada no Brasil.

11h . Baque Mulher
11h45 – 12h45 . Abertura Oficial da Exposição
13h . Dj Tatah Toscano
16h . Sarau Cuíer com Letícia Brito (Slam das Minas)
18h . Laura Finocchiaro
19h . Veronica Decide Morrer
19h30 . Jeza da Pedra
20h . Mariwô b2b Galo Preto (Rebola)
Curadoria dos Shows: Júlio Barroso

19ª Feira Tijuana
18 e 19 de Agosto
12:00 – 18:00
saiba mais

Livrinho de Artista [arte em família especial queermuseu / feira tijuana]
18 de Agosto
15:00 – 17:00
Professoras: Luana Vieira Gonçalves e Julia Saldanha
Idade: a partir de 6 anos
saiba mais


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

FÓRUM QUEERMUSEU

Série de debates no período da exposição Queermuseu.
Curadoria: Ulisses Carrilho
Entrada gratuita – sujeito à lotação do espaço
A programação, eventualmente, poderá sofrer pequenas variações.

SEMANA 1
· Dom.19.08 (15h-17h): A Queermuseu e o Debate sobre Gênero e Sexualidade no Brasil
Fabio Szwarcwald – Diretor EAV Parque Lage
Gaudêncio Fidelis – Curador da Exposição “Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”

· Ter. 21.08 (19h-22h): Arte e Censura*
Ivana Bentes – Professora e pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ, curadora na área de arte e mídia, cinema, audiovisual.
Wagner Schwartz – Coreógrafo e Performer, censurado com a performance “La Bête” no MASP.
*Após o debate haverá noite de autógrafos do livro “Nunca Juntos Mas Ao Mesmo Tempo”, romance de estreia do coreógrafo e performer Wagner Schwartz, pela editora Nos.

· Qui. 23.08 (19h-22h): Crenças e Manifestações Religiosas
Frei Tatá – Filósofo e integra a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do RJ – CCIR.
Pastor Henrique Vieira – Militante dos direitos humanos, vereador do PSOL e é membro titular das comissões permanentes de Educação e de Direitos Humanos.
Prof. Babalawô Ivanir dos Santos – Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).
Rabino Nilton Bonder – Rabino e líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil. Escritor, dirige o Centro de Cultura Midrash no Rio de Janeiro.

SEMANA 2
· Dom. 26.08 (14h – 17h): Direitos e Desejos
Dr. Daniel Sarmento – Advogado e professor titular de direito constitucional da UERJ. Foi membro do Ministério Público Federal.
Drª Giowana Cambrone – Advogada, professora de Direito da Facha, especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais.
Dr. Renan Quinalha – Professor de Direito da Unifesp, advogado e ativista no campo dos direitos humanos, especialmente na temática da diversidade sexual.

· Qui. 30.08 (19h – 22h): Estudos Queer, Estudos CUIR
Amara Moira – Travesti, feminista, trabalhadora sexual, autora do livro “E se eu fosse puta” (Hoo Editora, 2016).
Helder Thiago Maia – Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, professor, autor do livro “O Devir Darkroom e a Literatura Hispano-Americana”.
Jaqueline Gomes de Jesus – Professora do IFRJ, defensora dos direitos humanos, doutora em psicologia pela UnB, pós-doutora pela FGV, escritora, autora do livro “Transfeminismo: Teorias e Práticas”. Recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga pela vereadora Marielle Franco.
Simone Rodrigues – Artista visual, historiadora, editora e curadora. Pesquisa sobre a tradição documental e artística da fotografia brasileira moderna.

· Sáb. 01.09 (14h – 17h): Usos dos Corpos, Usos das Imagens
Guilherme Altmayer – Pesquisador, ativista e artista. Sua pesquisa tropicuir.org se dedica a pensar memória e arquivo transviadx a partir da conformação de redes de auto representação.
Indianare Siqueira – Pute, transvestigenere, vegane, transfeminista, anticapitaliste, antirraciste e militante pelos direitos das mulheres, de prostitutes e de LGBTQIs há mais de vinte anos.
Jacqueline Maldonado – Presidente da Associação Garotos da Noite (AGN) – AM e Coordenadora Base ANTRA – AM (Associação Brasileira de Travestis e Transexuais).
Jéssica Ipólito – Ciberativista feminista negra, criadora e autora do blog Gorda&Sapatão.

SEMANA 3
· Ter. 04.09 (19h – 22h): Narrativas Queer*
Clarissa Ribeiro – Diretora de cinema e montadora. Co-criadora do coletivo ANARCA FILMES, produtora audiovisual independente e experimental, que tem como proposta principal o empoderamento de corpos e sexualidades dissidentes.
Gilmara Cunha – Mulher trans, fundadora e coordenadora geral do Grupo Conexão G, organização não governamental, situada no Complexo da Maré, que trabalha com a população LGBTQI+.
João Silvério Trevisan – Escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor, cineasta e ativista LGBTQI+.
Marcia Zanelatto – Dramaturga, seu trabalho frequentemente se articula sobre questões sociais. Além de autora, é idealizadora de projetos coletivos, como as ocupações Rio Diversidade, Grandes Minorias (RJ) e Brazil Diversity (Londres).
*Após o debate haverá noite de autógrafos do livro “Devassos do Paraíso – A Homossexualidade no Brasil”, de João Silvério Trevisan, pela editora Companhia das Letras.

· Qui. 06.09 (19h – 22h): Pedagogia e Aprendizagem
Ana Thomaz – Educadora, ex-bailarina e professora da técnica Alexander. Idealizadora do Projeto Amalaya.
David Miranda – Ativista LGBTQI+, jornalista e estrategista de marketing. Primeiro vereador LGBTQI+ na história da Câmara do Rio de Janeiro.
Thelma Villas Boas – Artista pesquisadora do PPGAV UFRJ e propositora da Lanchonete<> Lanchonete _ Ocupação Bar Delas.

· Sáb. 08.09 (14h – 17h): Existências e Resistências
Bruna da Silva – Diarista nascida e criada no Complexo da Maré. Mãe do Marcus Vinicius da Silva morto pela polícia no dia 20 de junho quando voltava da escola, ainda uniformizado. Desde então, ela luta pela justiça e participa de grupos de mães, que como ela, podem ver seus filhos sujeitos a violência do Estado.
Drª Déborah Duprat – Procuradora-geral da República com longa trajetória na defesa dos direitos humanos. Faz parte da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão que integra o Ministério Público Federal.
GABE Passareli – Artista, performer e formanda em Terapia Ocupacional pela UFRJ. Irmã de Matheusa Passareli, assassinada por crime de LGBTfobia, em abril de 2018.
Jean Wyllys – Deputado Federal eleito pelo PSOL do RIO DE JANEIRO. Jornalista e escritor, tem uma história de envolvimento com trabalhos em favor da justiça social, educação para a cidadania e para a valorização da vida, e em favor das liberdades civis.

SEMANA 4
· Ter. 11.09 (19h – 22h): Fake News – a liberdade de expressão hoje
Chico Marés – Repórter da Agência Lupa. Trabalhou na Gazeta do Povo e é mestre em Jornalismo Interativo pela City, University of London.
Paulo Cesar Gomes – Historiador, foi pesquisador da Comissão Nacional da Verdade. Atualmente, investiga as relações entre o Brasil e a França, bem como o papel do Itamaraty na defesa da imagem externa brasileira ao longo da ditadura.
Thais Lobo – Pesquisadora na FGV DAPP. Formada em Jornalismo, com MBA em Marketing Digital pela FGV. Trabalhou no jornal O Globo.

· Sex. 14.09 (19h – 22h): Arte e Ativismo/Poéticas e Lutas
Bianca Kalutor – Mulher Trans, negra e poeta. Integrante do Coletivo Xica Manicongo, coletivo trans de reafirmação da cultura nordestina que se apresenta a partir de uma ocupação LGBT interseccional da Feira de São Cristóvão.
Consuelo Bassanesi – Fundadora e diretora artística e de projetos da Despina. Idealizou, coordenou e produziu diversas exposições no local, bem como projetos importantes tais quais Iran-Rio Art Connection e Arte e Ativismo na América Latina. Faz parte do grupo de 12 gestores culturais e organizações que compõem a Network Partnership da organização Holandesa Prince Claus Fund. É também responsável por articular relações institucionais e já realizou projetos em parceria com diversas organizações, entre elas Prince Claus Fund, Montreal Arts Council e University of the Arts London – Central Saint Martins. Jornalista de formação, tem mestrado em Política Global pela Birkbeck, University of London.
Fernanda Magalhães – Trabalha com performance e fotografia desde os anos 90, investigando questões em torno da representação da mulher gorda, da nudez dos corpos obesos e da gordofobia.

· Dom. 16.09 (14h – 17h): Institucionalidade e Representatividade
Graziela Kunsch (São Paulo, 1979) – é artista, ativista, educadora, curadora e editora. Em sua prática educativa defende a “autoformação de público”, tornando o público sujeito propositor daquilo que deseja, até mesmo na recusa de participar de determinados processos. Co-fundadora da Clínica Pública de Psicanálise e ex-militante do MPL.
Tatiana Roque – Professora do Instituto de Matemática/UFRJ, doutora pela Coppe/UFRJ, fez estágio na Equipe REHSEIS (Pesquisas Históricas e Epistemológicas sobre as Ciências Exatas e as Instituições Científicas) e é membro do instituto de pesquisa Archives Poincaré, ambos na França. Seu livro História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas (2012) foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013.
Ulisses Carrilho – Curador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.


LEILÃO BENEFICENTE PARA A CASANEM
Quinta . 13 setembro . 19h
Saiba mais aqui


PROGRAMAÇÃO SHOWS SEMANAIS

DOMINGO – 26 agosto
18h – Taís Feijão
19h – Riko Viana
20h – DJ Lili Prohmann (Disritmia)

SÁBADO – 01 setembro
18h – Gabi Buarque
19h – Tyaro
20h – DJ Rafa Canholato (Funk The Chic!)

SÁBADO – 08 setembro
18h – Toco-Xona
19h – Isoporzinho das Sapatão convida Festa Velcro
DJs sets:
Luise Fuchsloch (Velcro) – 19h – 20h30
Glau Tavares (Velcro) – 20h30 – 22h

DOMINGO – 16 setembro
12h – Baque Mulher
17h – Virótica
18h – Ballet Underground
19h – Doralyce
20h – DJ Tata Ogan (Vitrolinha)
Curadoria dos Shows: Júlio Barroso