Eventos

Varanda Sonora – Afluente

Trilha, Fotografia de Katia Maciel, 2018

VARANDA SONORA
Afluente – Sarau de poesias com Katia Maciel e convidados
Sexta-feira . 21 SET . 20:00
Varanda da biblioteca da EAV Parque Lage

Sexta-feira, 21 de setembro às 20h, na biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, acontece a 5ª edição do VARANDA SONORA e a convidada é a artista multimídia Katia Maciel que apresentará Afluente, um sarau de poesias com 37 convidados.

KATIA MACIEL
Katia Maciel é artista, poeta e professora. Sua obra investiga o imaginário próprio das imagens em suas relações com a paisagem, os objetos, a palavra e os clichês amorosos. Em seus vídeos e instalações a influência do cinema é flagrante na escala, na poética do movimento, na ‘desnarrativa’, em sua expansão para além da tela como modo de incluir o espectador.
No Varanda Sonora a artista apresentará Afluente , um sarau com convidados que lerão seus poemas contendo a palavra Rio. Os poetas convidados são: Alberto Pucheu, Ana Assis, Ana Paula Simonacci, André Valias, Antonio Cicero, Catarina Lins, Chacal, Cristina Flores, Danielle Magalhães, Guilherme Zarvos, Ismar Tirelli Neto, Italo Diblasi, Janice Caiafa, Julia Klein, Julia Manacorda, Laura Liuzzi, Liv Lagerblad, Lucas Matos, Luiza Leite, Maria Bogado, Maria Cecilia Brandi, Maria Isabel Iorio, Mariana Vieira, Mariano Marovatto, Milton Machado, Omar Salomão, Patrícia Lavelle, Pedro Lago, Rafael Zacca, Ramon Nunes, Renato Rezende, Roberto Correa dos Santos, Simone Brantes, Tereza Seiblitz, Thiago Gallego, Valeska Angelo e Victor Squella.
O áudio da apresentação se estenderá até a floresta, reverberando as vozes dos
poetas.

SOBRE O PROGRAMA
VARANDA SONORA é um encontro na varanda da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que tem o som e suas mais diversas manifestações como questão, e busca contribuir para a expansão na noção de convivência, uso e produção de conteúdo de uma biblioteca de arte, hoje.
A cada edição os artistas e professores Franz Manata e Saulo Laudares convidam um artista para compartilhar seu percurso, pesquisas e experiências. Os encontros são transmitidos, gravados e disponibilizados, gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes no site: exst.net/artesonora.
Já passaram pelo Varanda Sonora a artista multimídia e pianista Jocy de Oliveira
o artista, escritor e curador Ricardo Basbaum , o músico e multiartista Arto Lindsay
e o poeta, músico e compositor Fausto Fawcett .

HISTÓRICO
O VARANDA SONORA é um desdobramento do programa ARTE SONORA, que é parte da prática dos artistas e professores Franz Manata e Saulo Laudares. O projeto teve início em 2009 como um curso e happening na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e, ao longo dos anos, assumiu diferentes formatos e se constituiu numa importante plataforma de discussão e um banco de dados sobre arte e som.
O projeto já assumiu diversos formatos, como: workshops, happenings, podcasts, exposições, publicações, programas de rádio, residências e o site (exst.net/artesonora)
O site foi criado em 2012, de forma independente, para abrigar o conteúdo gerado a partir dos workshops e happenings. Com o intuito de criar documentos que pudessem ser acessados pelo público em geral.
Já foram produzidos mais de trinta programas sobre o tema, divididos em: 08 programas históricos sobre o século XX, que apresentam a formação do campo sensível, suas principais questões, artistas e obras; 15 podcasts monográficos, que mostram o pensamento e obras dos principais artistas e pensadores brasileiros que investigam o mundo através do som e suas interfaces; e 12 Mixtapes, que abordam o universo sonoro e a influência da música no trabalho de artistas, críticos e pensadores da cultura contemporânea.

ORGANIZADORES
Franz Manata é artista, curador e professor, Saulo Laudares é artista e DJ Produtor. O duo começou suas atividades em 1998, a partir da observação sobre o universo do comportamento e da cultura da música eletrônica contemporânea. Os artistas vem realizando programas de residência e participando de mostras individuais e coletivas dentro e fora do país e são representados pela Sé Galeria, SP.