Eventos

PALESTRA Michelangelo Pistoletto

Michelangelo Pistoletto, Venus of the Rags, 1967

Palestra Michelangelo Pistoletto

O vídeo da palestra integral você pode assistir no nosso canal do Vimeo.

Segunda-feira . 22 outubro . 19:00
Gratuito | Aberto ao público
Salão Nobre

Mediação: Paola Colacurcio
A conversa será conduzida em italiano, com tradução consecutiva.

Agradecimentos:
Marcello Dantas
Tarsila Riso


A Escola de Artes Visuais do Parque Lage tem o prazer de receber o artista italiano Michelangelo Pistoletto para uma conversa pública nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, no Salão Nobre. Artista de relevância histórica ímpar para a arte contemporânea, Pistoletto é um dos mais notáveis integrantes do grupo italiano Arte Povera.

Movimento de vanguarda, a ideia do movimento Arte Povera, que se destacou na pintura, escultura, instalação e performance, propunha uma reflexão estética renovada sobre o produto artístico ao “empobrecer a arte”, ao trazer à tona sua efemeridade por meio de materiais simples e naturais. Surgido na Itália na década de 1960, o termo “arte povera” foi cunhado pelo crítico e historiador da arte italiano Germano Celant, em 1967, no catálogo da exposição “Arte povera – ImSpazio”, ocorrida em Veneza.

A mediação será de Paola Colacurcio, que organizou exposições e editou catálogos de arte e com singular importância no trânsito entre as artes brasileira e italiana. A conversa será conduzida em italiano, com tradução consecutiva.