Eventos

Conversa com Gerda Steiner & Jörg lenzlinger e yuko hasegawa

Gerda Steiner & Jörg Lenzlinger, Brainforest


Brainforest and Moongarden
Possibility of the Art in the Anthropocene
Conversa com os artista Gerda Steiner & Jörg Lenzlinger e a curadora Yuko Hasegawa

Segunda-feira . 11 de março . 19:00
Salão Nobre da EAV Parque Lage
Aberto ao público


O Instituto Inclusartiz e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage convidam para uma roda de conversa com os artistas Gerda Steiner & Jörge Lenzlinger e Yuko Hasegawa, curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.

Gerda Steiner & Jörg Lenzlinger

Desde 1997 são co-criadores de instalações imersivas in situ. Transformação, proliferação e cristalização funcionam como componentes de pleno direito de sua obra, que se metamorfoseia de acordo com as reações químicas que se desenvolvem em seu interior. Os espectadores são convidados a mergulhar em um fantástico universo vegetativo ou a participar de experimentos que despertem os sentidos e a mente. As instalações dos artistas, tão inquietantes quanto encantadoras, forjam elos entre mundos antagônicos e propõem observar, com sua biodiversidade, o estranho laboratório dos seres vivos, e ponderar sobre conceitos de fertilidade e crescimento.

Gerda Steiner e Jörg Lenzlinger moram na Suíça. Eles participaram da Expo02 com a gigantesca obra “Heimatmaschine”. Na Bienal de Veneza de 2003, representaram a Suíça com um delicado “Falling Garden” [Jardim Suspenso] dentro da igreja de San Stae e outras instalações no Museu 21st Century em Kanazawa, no Japão; na biblioteca barroca em St.Gallen; na Bienal de Arte Contemporânea em Sevilha; na Bienal de Moscou; e, mais recentemente, na Kunsthaus Bregenz. A instalação permanente “Vegetative Nervous System” [Sistema Nervoso Vegetativo] é exibida no Museu Kunstpalast, em Düsseldorf.

steinerlenzlinger.ch

Yuko Hasegawa

Yuko Hasegawa é Diretora Artística do Museum of Contemporary Art, Tóquio (2016 – atualmente), e Professora da Graduate School of Global Arts, Tokyo University of the Arts (2016 – atualmente). Foi Curadora Chefe e Diretora Artística Fundadora (1999 – 2006) do 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa e Curadora Chefe do Museum of Contemporary Art, Tóquio (2006 – 2016). É Diretora Artística do Inujima Art House Project (2011 – atualmente).

Foi nomeada como Curadora da 11th Sharjah Biennial (2013), Co-Curadora da 29a Bienal de São Paulo (2010), e Diretora Artística da 7ª Bienal Internacional de Istanbul (2001).

Seus projetos recentes incluem a Fukami Exhibition no Hotel Salmon de Rothschild(2018); The 7th International Moscow Biennale of Contemporary Art: Clouds ⇄ Forests (setembro de 2017); Japanorama: NEW VISION ON ART SINCE 1970 no Centre Pompidou-Metz (outubro de 2017); Kishio Suga: Situations em Pirelli HangarBicocca, Milão (2016); New Sensorium Exiting from Failures of Modernization no ZKM | Center for Art and Media Karlsruhe (2016).

Também participou do júri para o Nasher Prize Nasher Sculpture Center, Dallas (2015-2018); o Prêmio MAXXI BULGARI, Roma (2017-2018); e a 48 Esposizione La Biennale di Venezia (1999), entre outros. Além disso, foi membro do júri do Hugo Boss Asia Art Award (2017, 2015, 2013).