Eventos

DIA DO ÍNDIO NO PARQUE LAGE 2019

Foto: Yeda Zotz fotografia

Dia do Índio no Parque Lage 2019
Sábado e Domingo, 13 e 14 de abril
09:00 – 17:00
Gratuito – Aberto ao público
Local: entorno do Palacete e OCA Kupixawa do Parque Lage


Abrindo a Semana do Índio 2019, indígenas de dezenas de etnias se reúnem para entoar cânticos e danças, promover debates, expor e vender seu artesanato tradicional e fazer pintura corporal numa grande feira cultural indígena com entrada franca a adultos, jovens e crianças.

O evento está em sua 10ª. edição sempre realizado no Parque Lage pela AIAM – Associação Indígena Aldeia Maracanã em parceria com a EAV – Escola de Artes Visuais e apoio da SECEC – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e desde a primeira edição em abril de 2014 já compartilhou a cultura viva indígena com milhares de pessoas. Por isso, é considerado o maior evento cultural indígena realizado no Rio de Janeiro.

As cores do artesanato, o grafismo das pinturas corporais e a riqueza musical dos povos originários contam a história ancestral de muitas culturas e seus territórios. Indígenas dos povos Pataxó do sul da Bahia, Kaingang do Rio Grande do Sul, Fulni-ô de Pernambuco, Guajajara do Maranhão, Kamayurá do Alto Xingu, os Guarani e os Puri do Rio de Janeiro, os Tukano e os Tikuna do Amazonas, os Kariri-Xocó e os Potiguara do nordeste serão algumas das etnias presentes no “DIA DO INDIO NO PARQUE LAGE” que também contará com apresentações do grupo indígena multiétnico da Aldeia Maracanã.

Além dos rituais, cantos e danças que serão apresentados por grupos indígenas Pataxó, Fulni-ô, Guarani, Guajajara, Kariri-Xocó, Tikuna e outros povos representados no evento, haverá rodas de contação de história feitas por indígenas associados da AIAM Associação Indígena Aldeia Maracanã que reúne várias etnias em contexto urbano que vivem na cidade do Rio de Janeiro.

A preservação de uma cultura se dá através do reconhecimento de suas práticas e crenças e a oportunidade do encontro de várias etnias num só evento aproxima narrativas e expande a interação entre os povos indígenas e o público não indígena demonstrando a potência, a riqueza e a diversidade da cultura viva indígena.


Confira a programação completa:

Sábado 13/04 e domingo 14/04
9:00 – Abertura da Grande Feira de Artesanato Indígena
9:00 às 17:00 – Exposição e venda de artesanato indígena tradicional
10:00 às 13:00 – Apresentações de grupos culturais indígenas na Oca Kupixawa
13:00 às 14:00 – Rodas de conversa na grande Oca Kupixawa
14:00 às 16:00 – Mesas de debate sobre a questão indígena atual na Oca Kupixawa
14:00 às 17:00 – Apresentações de grupos culturais indígenas na área da Grande Feira
17:00 – Grande roda de cantos e danças no encerramento do evento

O evento é uma realização da AIAM Associação Indígena Aldeia Maracanã em parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.