Eventos

Sonia Gomes e o fio como matéria de poesia na arte contemporânea

Frame do documentário de série “Onde Nascem as Ideias” sobre Sonia Gomes, da Carolina Sá/Samba Filmes/Mariana Guimarães,”O Som da Casa”, 2018.

_

“Sonia Gomes e o fio como matéria de poesia na arte contemporânea”
Exibição de documentário sobre Sonia Gomes e conversa com Carolina Sá, Gabriela Figueiredo, Mariana Guimarães e Raphael Fonseca.

Quarta . 29 de maio 2019 . 19:00
Aberto ao público . Gratuito
Salão Nobre da EAV Parque Lage

Exibição do documentário da série “Onde Nascem as Ideias” (43min, 2019) sobre a artista mineira Sonia Gomes, com presença da diretora Carolina Sá e produtora Gabriela Figueiredo, e com roda de conversa com o curador Raphael Fonseca e artista Mariana Guimarães.

Sonia Gomes (1948) é uma das principais artistas no Brasil que trabalha com têxteis, cordas, utensílios e outros objetos do cotidiano, e é um exemplo paradigmático para uma nova geração de artistas trabalhando com tecido. Esse documentário acompanha a montagem da obra “Maria dos Anjos” para a primeira exposição individual de Sonia no MAC de Niterói, em 2018.

O curador da exposição, Raphael Fonseca, estará presente para contextualizar o trabalho da Sonia, juntos com as cineastas, e com a Mariana Guimarães, artista que tem uma pesquisa sobre o fio na arte contemporânea em diálogo com práticas ancestrais da tessitura e seus desdobramentos estéticos, éticos e sociais, em intersecção com a casa e a mulher. A conversa se foca nos várias usos, significados e vizinhanças entre essas práticas, pelo perspectiva do trabalho da Sonia Gomes.