Eventos

Xinguela por Prática de Montação

Foto: Rodrigo Menezes.

Programa de performance “Um berro, um sussurro” da Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage apresenta:

Xinguela por Prática de Montação*
Quarta . 05 de Junho de 2019 . 18:00
Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage

*Este performance contém cenas de nudez, recomendamos levar isso em consideração antes de entrar na Biblioteca para assisti-la. Não é recomendada para menores de 14 anos desacompanhados de seus pais ou responsáveis.

Xinguela é um experimento cênico-visual que se estrutura por meio da linguagem da brincadeira. A montagem parte da peça de mesmo título do dramaturgo Peter Franco, que apresenta os conflitos entre uma infância livre e as imposições sociais, dentro de um contexto pentecostal. Assim como o título deste trabalho é uma palavra inventada, é também o desejo da cena a criação de novos mundos. Afirmando a brincadeira enquanto revolucionária, xs atores criam suas próprias regras e fazem novos usos das narrativas, servindo-se do próprio corpo e de objetos encontrados ao longo do processo como material plástico e dramatúrgico.

É interesse do trabalho construir-se de acordo com as possibilidades cênicas de cada espaço onde for montado. Como a estreia se dará dentro do programa “Um Berro, um sussurro” na biblioteca da EAV, nesta primeira versão da peça pesquisamos o espaço da biblioteca, do palacete e do parque. Após o trabalho, será realizado o lançamento independente da peça Xinguela (2018) de Peter Franco.

Prática de Montação é uma realizadora de criação de espetáculos/performances a partir da investigação sobre identidade, memória, sexualidade e gênero. Fomentado como um laboratório de criação, a realizadora conta hoje com uma multiplicidade artistas e criadores interdisciplinares. Criado em 2015, o repertório do grupo já conta com três montagens, Prática de Montação (2015), Dandara Através do Espelho (2016) e Cabeça de Porco (2016). Goela é um desdobramento da Prática de Montação, formado por um grupo de artistas com pesquisas no campo do teatro, performance e artes visuais.

Ficha Técnica
Atorxs: Fernanda Klen, Lais Lage e Yuri Mendes
Direção: Kailani
Assistência de direção e Figurino: Pavão
Iluminação: Isabella Castro
Colaboradores: Peter Franco, Rahira Coelho e Roberto Souza
Arte e fotografia: Rodrigo Menezes
Inspirado no texto de Peter Franco

Saiba mais sobre o Programa Um Berro, um sussurro.