Eventos

Descama-ação por Julia Delmondes e Sofia Gentil Mussolin

Imagem: Sofia Mussolin

Programa de performance “Um berro, um sussurro” da Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage apresenta:

Descama-ação
por Julia Delmondes e Sofia Mussolin

Quarta . 03 de Julho de 2019 . 18:00
Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage

A performance “Descama-ação” busca entender na prática artística as percepções, ações e reações das micro-tensões que se entrelaçam e constituem o indivíduo no mundo. Através do cultivo de uma celulose produzida pela colônia de microrganismos do probiótico Kombuchá, uma pele que fermenta e cresce pelo equilíbrio das relações corpo-espaço, investigaremos as possibilidades dos corpos enquanto agentes capazes de transformarem o espaço através do movimento constante, deslocando e costurando relações com a pele cultivada. Quais tensões um espaço nos oferece ao articular corpos? Os livros, a água, o fungo, o vento, os elementos existentes em uma biblioteca incentivam ou interrompem ações? Romper também é uma ação legítima? Estamos dispostos a encarar limites -subjetivos- existentes? Por fim, entre palavras, peles e corpos respiraremos através das diversas camadas que nos compõem, morrendo e renascendo no encontro com o outro.

Julia Delmondes e Sofia Mussolin unem suas pesquisas de mestrado questionando o pensar artístico como uma alternativa orgânica predominante à produtos de um processo civilizatório pragmático. Julia é mestra em arquitetura (UFRJ) e profissional de dança contemporânea desde 2008. Sofia é formada em cinema (UFSCar), é mestranda da Escola de Belas Artes (UFRJ) e cursou Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra (PT). Ambas transitam entre o vídeo, fotografia, dança, performance e arquitetura. Juntas organizaram a exposição “Equinócio, compostar ao ato” no Centro Cultural Light (RJ), a performance “Velar do Véu” na Galeria Precária na UFF Rio das Ostras (RJ) e apresentaram o vídeo da mesma no Festival VideoSkin na The Edge Gallery (Canadá). Em agosto, participarão do Festival A Salto (Elvas, Portugal) em formato de residência artística e apresentação.