Eventos

Começar por Chun Hua Catherine Dong

Foto: Vela Oma

Programa de performance “Um berro, um sussurro” da Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage apresenta:

Começar
por Chun Hua Catherine Dong

Quarta . 31 de Julho de 2019 . 17:00
Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage
Aberto ao público | Gratuito

A última performance deste semestre do “Programa de performance: Um berro, um sussurro” começa mais cedo: às 17h. Convidamos a todos para a performance e para brindar com o público e artistas o final do programa.

“Começar” (To Begin) é uma performance duracional que investiga a transformação social através da repetição e do labor. Neste trabalho, a pilha de livros é o fardo da história e da civilização insustentável. Em nosso atual clima social, o colapso parece inevitável. Segurar livros é uma tarefa sem sentido e uma labuta sem fim. No entanto, cada vez que os livros caem, ocorre uma mudança. Essa performance demonstra que o processo de transformação social pode ser lento, mas as mudanças podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Ela examina como o colapso das estruturas de poder muda a dinâmica social e como esse colapso inevitável influencia nossa existência diária e cria um novo começo.

Chun Hua Catherine Dong é uma artista nascida na Montreal (Canadá) que trabalha com performance, fotografia e vídeo. Ela se formou na Emily Carr University Art & Design e fez mestrado na Concordia University no Canadá. Ela apresentou performances e exibiu seus trabalhos em vários festivais e locais, como a Bienal de Quebec, o Museu de Arte Contemporânea de Val-de-Marne em Paris, o Grace Exhibition Space no Brooklyn, o Rapid Pulse International Performance Art Festival em Chicago, 7a*11d Festival Internacional de Performance Art em Toronto, entre outros. Ela foi a ganhadora do Franklin Furnace Award na categoria de arte contemporânea de vanguarda em Nova York em 2014 e está na lista “10 artistas que estão reinventando a história” feita pela Canadian Art em 2017.

A Biblioteca da EAV Parque Lage agradece o apoio do Canada Council for the Arts que possibilitou que o artista participasse do “Programa de performance “Um berro, um sussurro”.