Eventos

Noite Beneficente 2019 | EAV Parque Lage

Noite Beneficente 2019 | EAV Parque Lage
Sábado . 21 Setembro 2019 . 20h – 3h
Palacete da EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro




No dia 21 de setembro, a Escola de Artes Visuais (EAV) realizará a Noite Beneficente 2019 | EAV Parque Lage. Nesse dia, teremos o prazer de compartilhar nossas conquistas e realizações de 2019 e mostrar nossos planos para 2020.

Os recursos obtidos com o evento serão revertidos para a viabilização de bolsas de estudo destinadas a artistas iniciantes e estudantes de baixa renda, manutenção e melhorias de equipamentos essenciais nas salas de aula e realização de programas públicos, com exposições de arte, debates públicos e seminários.

Ao adquirir aqui seu convite, você também se torna sócio do Programa de Amigos EAV e terá incentivos, descontos e benefícios exclusivos para participar tanto de nossa programação anual, rica em acontecimentos artísticos, quanto dos cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Você poderá saber mais informações sobre o programa, no nosso site: www.amigoeav.rj.gov.br

O evento beneficente é uma oportunidade de apoiar a história única desta “escola livre”, criada há mais de quarenta anos e prestigiada no Brasil e no exterior.

Como já é tradição, a Noite Beneficente conta sempre com shows no pátio da piscina. Desta vez, quatro compositores – protagonistas de um dos movimentos musicais mais importantes do mundo – subirão ao palco: Carlos Lyra, João Donato, Marcos Valle e Roberto Menescal são Os Bossa Nova. O evento contará também com apresentação do músico Rodrigo Sha e do DJ Marcelinho da Lua. A gastronomia, como nos anos anteriores, ficará a cargo do chef Pedro de Artagão.


OS BOSSA NOVA
Quatro compositores, protagonistas de um dos mais importantes movimentos musicais do mundo, a Bossa Nova, sobem ao palco para celebrar os seus 60 anos.

A Bossa Nova surgiu na década de 50 no Rio de Janeiro, se espalhou pelo Brasil, entrou nos EUA com o Concerto do Carnegie Hall em 1962, e ganhou o mundo. Nascida como a música típica da Zona Sul do Rio de janeiro, ela atraía jovens de várias partes do Brasil, jovens que sonhavam em se tornar compositores e cantores.

CARLOS LYRA, carioca de Copacabana, costumava encontrar JOÃO DONATO, acreano que vinha da Tijuca, no Bar do Plaza Hotel, onde ouviam Johnny Alf, carioca de Vila Isabel, tocar harmonias sofisticadas que o colocaram como precursor daquela música que ainda estava em formação. Carlos e Donato se juntavam a outros na calçada em frente ao Plaza, brincando de fazer arranjos vocais.

Era em Copacabana que morava o capixaba ROBERTO MENESCAL, que estudava no mesmo colégio de Lyra. Menescal conta que, quando soube que Lyra já tinha uma música gravada, se aproximou para conhecê-lo. Dalí por diante, começaram a tocar juntos, e a fazer solos inspirados no ídolo de ambos da época, Barney Kessel. E assim Menescal nunca mais voltou à escola.

MARCOS VALLE, nascido e criado em Copacabana, depois de 12 anos de piano clássico, se encantou com a “leveza rica” da Bossa Nova, e através do amigo de colégio Edu Lobo, foi aos poucos conhecendo toda a turma, e entrou de cabeça na música.

Para o encontro no Parque Lage, os quatro Bossa Nova selecionaram composições recentes, inéditas, temas instrumentais, e, é claro, os clássicos de cada um. Lyra, Donato, Menescal e Valle, cantam e contam histórias da época em que se conheceram.

No palco estarão sempre juntos, mostrando afinidade, cumplicidade e a amizade que os une. Cada qual com seu estilo, mas tendo em comum a música com melodias marcantes e simples, a harmonia sofisticada, e a letra coloquial que sempre marcou esse estilo musical que apaixonou e influenciou músicos e compositores do mundo todo.

Na “cozinha”, um time de craques do instrumental brasileiro: Jessé Sadoc (trompete e Flugelhorn), Dirceu leite (sax e flauta). Jefferson Lescowich (baixo acústico), e Renato “Massa” Calmon (bateria).


REALIZAÇÕES DA EAV PARQUE LAGE EM 2019

A Escola de Artes Visuais Parque Lage, fundada pelo artista Rubens Gerchman, tem mais de 40 anos de anos de existência. Pela escola passaram importantes artistas brasileiros como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Ernesto Neto. A EAV Parque Lage é a principal escola de artes livre do Brasil.

No ano de 2019 já foram realizados diversos programas públicos:
Programas de Formação Gratuitos, que contemplaram 50 jovens artistas com bolsas integrais – com duração de 9 meses. saiba mais
Parquinho Lage: Arte em Família, cursos contínuos (Arte no Parque e Projeto Casa Viva Bangu), Parquinho Lage intra e extra muros (parcerias com Projeto Circulando e Lona Cultural da Maré ), Descolônia de férias (janeiro e julho) e Vivências na floresta (visitas escolares). Cursos para crianças, a maioria gratuitos. Mais de 1000 crianças participantes. saiba mais

Números do ano de 2019 (janeiro a agosto)
· 64 professores
· 1040 alunos
· 54 cursos
· 39 alunos contemplados com 100% de desconto
· 74 alunos contemplados com 50% de desconto
· 50 bolsas integrais do Programa de Formação Gratuita
· 32 bolsas sociais
· 11 debates/palestras/conversas
· 3 exposições
· 3 sessões do Cine Lage
· 28 cursos gratuitos do Arte em Família
· 4 encontros do programa Hospedando Lélia Gonzalez (saiba mais)
· 11 apresentações do programa de performance Um berro, um sussurro (saiba mais)