Eventos

Hospedando Eco-Sensorial

Colagem de um trabalho do João Modé feito para exposição Eco-Sensorial (1992) e desenhos da serie MÁTRIA da Sophia Pinheiro (2019).


Hospedando Eco-Sensorial

Setembro > Dezembro 2019
Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa, EAV Parque Lage
Gratuito – Aberto ao público

Hospedando Eco-Sensorial é um projeto que se desenvolve a partir de uma exposição feita na EAV Parque Lage em 1992. Neste ano, ocorre no Rio de Janeiro a grande Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a ECO-92, reunindo líderes mundiais para debater os problemas ambientais mundiais. Foi também um importante ponto de encontro para organizações sociais, incluindo o movimento de mulheres e grupos indígenas, alguns dos quais se estabeleceram no Rio naquela época.
Foi logo após a ECO-92 que um grupo de artistas criou a exposição “Eco-Sensorial – extrativismo urbano” na EAV Parque Lage.

Os artistas da exposição entendiam a cidade e o ambiente natural como indissoluvelmente ligados, e se aproximavam da paisagem urbana com uma reserva generosa de como colher inspiração para fazer suas obras de arte. Com suas “equipes extrativistas” e “arrastões sensoriais”, eles acumularam uma coleção crescente de matérias-primas da cidade e da ECO-92, que foram processadas para a exposição e, como tal, ressignificaram práticas de exploração ambiental com novos significados artísticos.

O atual projeto de pesquisa “Hospedando Eco-Sensorial” se desenvolve a partir de seus esforços e vocabulário para ver como os artistas e praticantes culturais estão reagindo ao ambiente natural e urbano 27 anos depois do projeto original. Com uma pequena exposição na Biblioteca e encontros regulares, estamos explorando narrativas e visões do mundo que se desenvolveram em paralelo às hegemônicas, num momento em que as questões ecológicas são ainda mais urgentes.

Durante o “Hospedando Eco-Sensorial”, a Biblioteca da EAV Parque Lage funciona como uma “usina de relacionamentos de elementos sensoriais”, dentro da qual se juntam contribuições artísticas de Claudia Ferreira (CACES), Luiza Crosman, Mariana Guimarães e Simone Moraes, Norberto José Martinez, Pedro Victor Brandão, Sophia Pinheiro e outros convidados.

A exposição original “Eco-Sensorial – extrativismo urbano” (1992) envolveu os artistas artistas Alex Hamburger, Alexandre Dacosta, Clara Cavendish, João Grijó, João Modé, Jorge Barrão, Lucília de Assis, Márcia X Pinheiro, Marcio Doctors, Marcos Bonisson, Milton Machado, Paulo Paes, Ricardo Basbaum, Ricardo Sepúlveda, e Rosângela Rennó.

Hospedando Eco-Sensorial é a segunda edição do projeto “Hospedando”, que semestralmente concentra uma pesquisa histórica de um nome ou evento ligado a escola.


Primeiro encontro do “Hospedando Eco-Sensorial”
Terça . 10 SET . 19:00

Com participação de Alex Hamburger, Alexandre Dacosta, Clara Cavendish, Lucília de Assis,
Marcio Doctors, Marcos Bonisson, Milton Machado, Paulo Paes, e Ricardo Basbaum.
Aberto ao público
Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa, EAV Parque Lage

O primeiro encontro do Hospedando Eco-Sensorial acontece no dia 10 de setembro, às 19 horas, na varanda da Biblioteca da EAV com a presença de alguns artistas do projeto original de 1992: Alex Hamburger, Alexandre Dacosta, Clara Cavendish, Lucília de Assis, Marcio Doctors, Marcos Bonisson, Milton Machado, Paulo Paes e Ricardo Basbaum. Eles vão participar da roda de conversa sobre a exposição, a relação com Eco-92 e sua significação hoje.