Eventos

Residência Educativa - OcupAÇÕES Acessíveis

Residência Educativa – OcupAÇÕES Acessíveis
Educativo EAV Parque Lage convida Programa Educativo Oi Futuro

SÁB 21 SET – DOM 22 SET 2019
Gratuito – Aberto ao público
A visita contará com intérprete de Libras.


Para pensar as ações de acessibilidade e inclusão da exposição CAMPO, o programa educativo da EAV Parque Lage criou a Residência Educativa Ocupações Acessíveis – um espaço de pesquisa e experimental no qual três programas educativos da cidade foram convidados a dividir conosco o percurso de refletir e experimentar como essa escola pode se dedicar a acessibilidade cultural.

O primeiro grupo de educadoras residentes são Many Pereira e Renata Fontes Freire, que representam o Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Centro Cultural Oi Futuro, que trabalharam com Antônio Amador, educador da EAV Parque Lage e Bruce Maciel, comunicólogo, público assíduo e parceiro da instituição convidada na criação de ações com foco na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, tendo como ponto de partida a exposição CAMPO.

A primeira Ocupação Acessível irá acontecer nos dias 21 e 22 de setembro de 2019, gratuita e aberta ao público.
Confira a programação e venha experimentar a exposição a partir de diferentes perspectivas e sentidos.


Visita Temática – ativAÇÕES acessíveis com intérprete de libras . Circuito sensorial
SÁB . 21 SET . 14h30
[Atividade gratuita, aberta ao público. A visita contará com intérprete de Libras.]

O Circuito Sensorial consiste em convidar os públicos para experimentarem a exposição através de recursos que os coloquem diante do tema da acessibilidade. Serão investigadas questões do pensamento-corpo no espaço de artes e as diferenças e limitações como potências construtivas. Com Andressa Rocha, Antonio Amador, Many Pereira e Renata Freire (Educadoras do Oi Futuro).

ativAÇÃO . Sentindo o CAMPO
DOM . 22 SET . 14h
[Atividade gratuita, aberta ao público. A visita contará com intérprete de Libras.]


FICHA TÉCNICA – Projeto ativAÇÕES Acessíveis

CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO
Gleyce Kelly Heitor – Coordenadora de Ensino e Programas Públicos da EAV Parque Lage. Coordenadora do Programa Educativo da Exposição CAMPO.
Gilson Andrade – Supervisor do Programa Educativo da Exposição CAMPO.

EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCATIVO DA EXPOSIÇÃO CAMPO
Andressa Rocha
Antonio Amador

EDUCATIVO PARCEIRO
Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Centro Cultural Oi Futuro
O Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Centro Cultural Oi Futuro tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão acerca das temáticas abordadas pelo museu na promoção do encontro com a cultura, a cidade, a arte, a tecnologia, a memória, a história e as telecomunicações.

EDUCADORAS RESIDENTES
Many Pereira
Bacharel em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida, Produtora Cultural pelo IFRJ e Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Educadora e produtora executiva do Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Centro Cultural Oi Futuro, como prestadora de serviços pela Coeficiente Artístico: soluções em arte.

Renata Fontes Freire
Artista visual, vocalista, Museóloga por formação acadêmica e Arte educadora por experiência profissional. Pós graduanda em Arte educação. Atua desde 2010 no Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Centro Cultural Oi Futuro.

EDUCADOR CONVIDADO
Bruce Maciel
É formado em Comunicação Social com habilitação em radialismo e pós-graduação em jornalismo esportivo e negócio dos esportes, foi Jovem Aprendiz no SENAI, trabalhou na empresa OI, na Rádio OI e é público assíduo do Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Centro Cultural Oi Futuro e parceiro do programa educativo desta instituição.