EAV Parque Lage
Eventos

Aula Aberta - Passeio e desenho no parque

Aula Aberta – Passeio e desenho no parque
TER . 05 NOV . 2019 . 14:00 – 17:00
Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage
Aberto ao público | Gratuito

O que chama a nossa atenção quando entramos no parque? São os macacos, as cores do verde, as pessoas ao nosso redor, ou o lixo espalhado no chão? Durante esta aula aberta, daremos um passeio pelo parque e ouviremos a história da casa e da floresta, mediada pelos guias do programa Visita Guiada. Vamos fazer uma pausa em três paradas para desenhar. O professor Bernardo Magina, também ex-aluno da EAV, traz sua experiência na pintura no campo ampliado e na exploração de diferentes espaços da cidade. A aula começa com um pequeno introdução na Biblioteca sobre “Hospedando Eco-Sensorial”, projeto de pesquisa sobre nosso relação como seres humanos urbanos com nossos entornos.

Esta aula é aberta a todos, mas há um máximo de 15 participantes. Inscreva-se para eav.biblioteca@gmail.com com assunto “Aula aberta de passeio e desenho no parque” ou apareça na Biblioteca 30 minutos antes no dia.

Essa aula é uma colaboração entre três unidades da escola: o curso “Pintura além do quadro” de Bernardo Magina, Visita Guiada, programa de passeios pela palacete e área verde coordenada por Kátia Rosendo com as guias Rubia Luiza e Juliana Machado; e “Hospedando Eco-Sensorial”, atual projeto de pesquisa da Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa.

Lista de materiais sugeridos para a aula pública:
1- Bloco de desenho com dimensão à escolha de cada um
2- Pranchetas para desenhar sem mesas
2- Grafite 4B, 5B, ou 6B
3- Pastel oleoso ou seco
4- Lápis de cor
5- Canga para sentar no parque

* Todos os materiais devem ser secos. Não oferecemos cavaletes para desenhar. O material deve ser comprado por cada aluno.

Bernardo Magina é artista e eventualmente curador. Nasceu em 1989, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES/ UERJ. Foi assistente de atelier de Orlando Mollica e, posteriormente, lecionou junto ao mestre no curso de Desenho Contemporâneo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Na mesma escola, foi aluno de Evany Cardoso, Gianguido Bonfanti, Suzana Queiroga, João Goldberg, Marcelo Campos e foi monitor nos workshops de cor de José Maria Dias da Cruz. Participa de exposições e pelo Studio Travellero realiza instalações, além das pinturas murais nas ruas.

Katia Rosendo é educadora, nasceu no Rio de Janeiro, graduou-se em Filosofia pela UERJ. Mestranda em Filosofia da Arte com especialização em Estética pelo PPGFIL/UERJ. Formação em Mediação Cultural pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage com Maria Tornagui e Cristina de Padula e em Arte Contemporânea com Marcelo Campos. Atuou em varias exposições coordenando e como mediadora na EAV Parque Lage, Casa França Brasil e individuais. Coordena o Projeto Visitas Guiadas na EAV Parque Lage, promovendo a valorização dos espaços públicos como territórios de potencialização, cultura e lazer.