Eventos

Celebração de encerramento EAVerão

Dia 06 de fevereiro de 2015, sexta-feira, às 18h
Aberto ao público

Kupixawa | Mestre Aderbal Ashogun

Traje recomendado: roupas claras (evitar cor preta ou vermelha)

 

Celebração de encerramento, em forma de aula-espetáculo, com o artista Aderbal Ashogun, Mãe Beata de Iemanjá e convidados. A arte como oferenda é o tema dos encontros organizados por Aderbal para os bolsistas do programa EAVerão 2015. Assim como cada aula-ensaio, a celebração busca cultivar a mitologia dos orixás da cultura afro-brasileira e permitir a discussão da formação da identidade brasileira por meio de atividades lúdicas. Danças, vídeos, contação de histórias, degustação de comidas tradicionais de terreiro e outras surpresas ressaltam os ritmos, a cultura e a arte dos povos tradicionais de matriz africana.

EAVerão é um programa piloto de estudos que prevê uma imersão comunitária nas práticas e costumes tradicionais de heranças africanas, além de aulas de fotografia, litografia, pintura e arquitetura de exposição. Em dezembro de 2014, o programa gratuito recebeu inscrições para o processo seletivo que contemplou 25 bolsas de estudo. Os selecionados participaram de diversas atividades ao longo de quatro semanas na EAV Parque Lage, entre os dias 12 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015. Além da programação de cursos, há encontros abertos ao público; dentre eles está a celebração de abertura.

Aderbal Ashogun é artista, filho da Mãe Beata de Yemanjá, sacerdote do candomblé, percussionista, gestor ambiental e articulador cultural. Realizou vários encontros, festas e reuniões com temas voltados à cultura e aos saberes tradicionais, em parceria com artistas, entre eles Afonso Tostes, Alexandre Vogler, Cabelo, Rodrigo Braga, Romano e Ronald Duarte. Participa da 31ª Bienal de São Paulo.