Cine Lage

Cine Lage - Horário Político (Obrigatório)

Dia 05 de fevereiro de 2015, quinta-feira, às 18h
Aberto ao público

Pátio da piscina | Curadoria Márcio Harum

 

Cine Lage como parte da programação do EAVerão. Exibido em duas sessões, o programa HORÁRIO POLÍTICO (OBRIGATÓRIO) defende visualmente a preservação da memória política como tecnologia a serviço dos valores humanos. Serão apresentados vídeos em que artistas e realizadores protagonizam fisicamente situações de conflito e momentos de negociação em marcantes acontecimentos sócio-políticos brasileiros e uma compilação que reúne em tom de ensaio assuntos que confirmam condições de soberania diante do poder, e sua decorrente aplicação bioética no sentido das práticas públicas.

EAVerão é um programa piloto de estudos que prevê uma imersão comunitária nas práticas e costumes tradicionais de heranças africanas, além de aulas de fotografia, litografia, pintura e arquitetura de exposição. Em dezembro de 2014, o programa gratuito recebeu inscrições para o processo seletivo que contemplou 25 bolsas de estudo. Os selecionados participarão de diversas atividades ao longo de quatro semanas na EAV Parque Lage, entre os dias 12 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015. Além da programação de cursos, haverá encontros abertos ao público, como o Cine Lage.

Com curadoria educativa de Lisette Lagnado, diretora da Escola, o programa promove o contato dos participantes com diversos artistas e profissionais da área, tais como: Tunga, Mestre Aderbal Ashogun, Ronaldo Lemos, Yuri Firmeza, Thiago Martins de Melo, Pedro Rivera, Daniel Jablonski, Hugo França, dentre outros nomes consagrados.

Marcio Harum é curador e pesquisador. Foi assistente curatorial na 27ª Bienal de São Paulo (2006) e produtor executivo da 1ª Bienal do Fim do Mundo (Argentina, 2007). Integrou o comitê curatorial do programa Rumos Artes Visuais (2008/2009), do Itaú Cultural e foi curador em residência no centro de arte Frankfurter Kunstverein, em Frankfurt (2007).