Eventos

Tertúlia com poetas convidados

Dia 16 de janeiro de 2015, sexta-feira, às 18h
Aberto ao público.

Pátio da piscina | Omar Salomão, Alice Sant´anna, Pedro Rocha, Domingos Guimaraens, Alexandre Dacosta e Xico Chaves

Tertúlia noturna com poetas convidados como parte da programação do EAVerão. Qual o lugar da poesia na sociedade contemporânea e na era digital? É preciso lembrar que o poema tem estatuto de manifesto artístico no Brasil, tendo em Haroldo de Campos e Ferreira Gullar dois pilares das vanguardas concretas e neconcretas. A tertúlia reúne poetas e amigos das artes, participantes de oficinas de pintura e imagem gráfica, para ler poemas escolhidos em voz alta, à beira da piscina.

EAVerão é um programa piloto de estudos que prevê uma imersão comunitária nas práticas e costumes tradicionais de heranças africanas, além de aulas de fotografia, litografia, pintura e arquitetura de exposição. Em dezembro de 2014, o programa gratuito recebeu inscrições para o processo seletivo que contemplou 25 bolsas de estudo. Os selecionados participarão de diversas atividades ao longo de quatro semanas na EAV Parque Lage, entre os dias 12 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015. Além da programação de cursos, haverá encontros abertos ao público, como a tertúlia.

Com curadoria educativa de Lisette Lagnado, diretora da Escola, o programa promove o contato dos participantes com diversos artistas e profissionais da área, tais como: Tunga, Mestre Aderbal Ashogun, Ronaldo Lemos, Yuri Firmeza, Thiago Martins de Melo, Pedro Rivera, Daniel Jablonski, Hugo França, dentre outros nomes consagrados.

Omar Salomão é poeta e artista, formado em Jornalismo e Cinema na PUC-Rio. Participou da 3ª Bienal de Arte da Bahia, MAM BA(2014) e do 18º  Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – Panoramas do Sul, entre outras mostras. Alice Sant’Anna é mestranda em Literatura pela PUC-Rio. Trabalha na revista de ensaios Serrote, do Instituto Moreira Salles, e escreve para a página Transcultura, do jornal O GloboPedro Rocha é poeta e curador do conteúdo brasileiro do site coletivo de autores .TXT. Com uma trajetória de quase duas décadas, sua poesia transita pela oralidade e pela dança das palavras dispostas no papel. Domingos Guimarães é poeta e artista visual. Mestrando em Estudos da Literatura pela PUC-Rio, realiza suas performances buscando fundir linguagens. Trabalha desde 2002 no GrupoUM – centro de pesquisa para o desenvolvimento de obras coletivas e individuais.