Conversas

As novas economias com Ronaldo Lemos e Bjørnstjerne Christiansen

Dia 13 de janeiro de 2015, terça-feira, às 18h
Aberto ao público.

Auditório

 

Palestra do programa EAVerão sobre As Novas Economias, com Ronaldo Lemos e Bjørnstjerne Christiansen (Superflex). Como as práticas artísticas contemporâneas podem oferecer alternativas às novas economias é assunto do encontro entre um dos artistas do coletivo SUPERFLEX e o advogado especialista em direitos autorais, Ronaldo Lemos, que abordará os limites jurídicos colocados pelas instituições culturais. A censura contra a arte política será um dos temas em evidência.

EAVerão é um programa piloto de estudos que prevê uma imersão comunitária nas práticas e costumes tradicionais de heranças africanas, além de aulas de fotografia, litografia, pintura e arquitetura de exposição. Em dezembro de 2014, o programa gratuito recebeu inscrições para o processo seletivo que contemplou 25 bolsas de estudo. Os selecionados participarão de diversas atividades ao longo de quatro semanas na EAV Parque Lage, entre os dias 12 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015. Além da programação de cursos, haverá encontros abertos ao público, como a palestra As Novas Economias.

Com curadoria educativa de Lisette Lagnado, diretora da Escola, o programa promove o contato dos participantes com diversos artistas e profissionais da área, tais como: Tunga, Mestre Aderbal Ashogun, Yuri Firmeza, Thiago Martins de Melo, Omar Salomão, Pedro Rivera, Daniel Jablonski, Hugo França, dentre outros nomes consagrados.

SUPERFLEX é o nome do coletivo dinamarquês criado em 1993 pelos artistas Bjørnstjerne Christiansen, Jakob Fenger e Rasmus Nielsen. O cerne da pesquisa do grupo (que participou da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006) é a inserção de projetos artísticos em grupos sociais, fomentando ações críticas à realidade econômica e social vigente.

Ronaldo Lemos é professor de Direito na Graduação e na Pós-Graduação da UERJ, mestre em Direito pela Universidade de Harvard (EUA), doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Especialista em direito, tecnologia, mídia e cultura, é membro da Comissão de Eventos e Projetos da EAV Parque Lage e da Casa França-Brasil.