Conversas

Masterclass com Tunga

Dia 12 de janeiro de 2015, segunda-feira, às 17h
Aberto ao público.

Salão Nobre | Abertura do programa EAVerão

 

Masterclass de abertura com o artista Tunga. EAVerão é um programa piloto de estudos que prevê uma imersão comunitária nas práticas e costumes tradicionais de heranças africanas, além de aulas de fotografia, litografia, pintura e arquitetura de exposição. Em dezembro de 2014, o programa gratuito recebeu inscrições para o processo seletivo que contemplou 25 bolsas de estudo. Os selecionados participarão de diversas atividades ao longo de quatro semanas na EAV Parque Lage entre os dias 12 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015. Além da programação de cursos, haverá encontros abertos ao público, sendo o masterclass um deles. 

Com curadoria educativa de Lisette Lagnado, diretora da Escola, o programa promove o contato dos participantes com diversos artistas e profissionais da área, tais como: Mestre Aderbal Ashogun, Yuri Firmeza, Ronaldo Lemos, Thiago Martins de Melo, Omar Salomão, Pedro Rivera, Daniel Jablonski, Hugo França, dentre outros nomes consagrados.

Tunga pertence à geração de artistas brasileiros seguidores de Hélio Oiticica e Lygia Clark. Arquiteto de formação, imerso em literatura (de Nerval a Borges) e em referências filosóficas e científicas (arqueologia, paleontologia, zoologia, medicina), seu trabalho exibe a marca das grandes ficções do continente latino-americano.” [Sztulman, Paul. “Tunga”, In: Documenta 10. Kassel: Documenta, 1997. p.226.]