Conversas

Lançamento de livro - Resistência da matéria

Dia 09 de dezembro de 2014, terça-feira, às 19h
Livro "Resistência da matéria" em edição bilíngue que apresenta 60 obras do artista paulistano Rodrigo Andrade. Organizado pelo crítico e professor de história da arte Tiago Mesquita.

Salão Nobre

Lançamento da edição bilíngue do livro Resistência da matéria, que apresenta 60 obras do artista paulistano Rodrigo Andrade, contemplando os últimos cinco anos de sua produção. O livro é organizado pelo crítico e professor de história da arte Tiago Mesquita e conta com ensaios críticos assinados por este e pelo filósofo, e também crítico, Lorenzo Mammí que acompanha a trajetória de Andrade desde os anos 1980. A publicação traz ainda uma extensa entrevista feita por Mesquita com o artista, na qual conversam sobre as relações de seu trabalho com questões que atravessam a arte contemporânea e com artistas e períodos da história da arte que interessam e impulsionam seu trabalho desde os primeiros anos, mas principalmente a partir da série Matéria noturna, apresentada na 29ª Bienal de SP.

Além das imagens das obras recentes de Rodrigo Andrade, o livro conta ainda com a seção de Notas visuais, que apresenta as imagens de referência citadas em todos os textos, convidando o leitor a participar dessa imersão na História da Arte e do percurso do artista comentado na entrevista. Obras anteriores de Andrade, pinturas de artistas que influenciaram a sua trajetória e imagens marcantes que inspiraram algumas de seus trabalhos, são postas lado a lado em uma ordem pensada pelo próprio Rodrigo transformando-se em um ensaio visual. Essa seção revela aspectos importantes da concepção do livro e de seu processo de criação: “Foi uma seção que começou pequena, mas que tomou grandes proporções, com exemplos de tudo o que me inspira. Há frames de filmes, fotografias, Van Gogh, Volpi, Robert Crumb e Oswaldo Goeldi”, explica o artista.

Durante o lançamento, haverá debate com Rodrigo Andrade e Tiago Mesquita. Aberto ao público.