Conversas

Lançamento de livro - Analu Cunha

Dia 4 de dezembro de 2014, quinta-feira, às 19h
Livro sobre a obra da artista Analu Cunha, uma das referências em videoarte no país. O lançamento seguirá de debate com a participação de Glória Ferreira (mediadora), Tania Rivera e Wilton Montenegro e exibição de alguns vídeos da artista, dentre eles, Sex Machine (2014).

Salão Nobre

 

Livro sobre a obra da artista Analu Cunha com ênfase na análise de sua produção em vídeo, destacando suas últimas obras produzidas em Paris, além de obras que marcam sua presença na arte contemporânea brasileira, como sua participação na exposição “Como vai você, geração 80?”, ocorrida na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O livro, feito pelo também artista João Modé, conta com mais de 300 páginas, sendo 200 dedicadas a imagens. Na parte textual do livro, há uma entrevista realizada pela pesquisadora e crítica de arte Gloria Ferreira, além de outros escritos, como o da psicanalista e ensaísta de arte Tania Rivera e do artista Wilton Montenegro.

O evento do lançamento terá uma mesa de debates que apresentará sua obra marcada pelo cinema: desde a animação nos filmes de seu pai; passando pela estrutura das gravuras feitas no Museu do Ingá, entre os anos de 1970 e 1980; por seus desenhos da época dos anos 80 e da mudança de temática nos anos 90, incluindo as esculturas; sua formação teórica no grupo Visorama, até a mudança radical para o vídeo, a partir de 2004. A mesa de debates será conduzida pela crítica e curadora Glória Ferreira, com a participação da ensaísta e psicanalista Tania Rivera e do artista Wilton Montenegro. A própria artista fará a apresentação de uma seleção de seus vídeos, incluindo a trilogia produzida em Paris, em 2013, e o díptico Sex Machine, obra com a qual concluiu o doutorado em 2014.