Conversas

Lançamento de revista - Arte & Ensaios

Dia 07 de maio de 2015, quinta-feira, às 19h
Lançamento dos números 27 e 28 da revista do Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ, acompanhado de conversa com as críticas de arte Marisa Flórido e Luiza Interlenghi, que tratarão do tema das revistas.

Salão Nobre da EAV Parque Lage

 

Lançamento dos números 27 e 28 da revista do Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ, que comemora 20 anos da revista. Acompanhado do lançamento, será realizada uma conversa com as críticas de arte Marisa Flórido e Luiza Interlenghi com mediação de Cezar Bartholomeu. Na mesa de debates, eles discutirão o tema da revista, a crítica de arte.

Marisa Flórido: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração de história e crítica de arte. Curadora independente, possui textos publicados sobre artes visuais em livros, revistas de arte, catálogos e periódicos no Brasil e no exterior, entre os quais: “Nelson Felix / Concerto para encanto e anel”, 2011; “Este nós precário e incerto”in: Humanidades /UNB 2010; “A ambivalência da imagem” in: Poiesis 13/ Revista do Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte – UFF, ano 10-Agosto de 2009; “La piel del mundo” In: Arte Sur. Havana: Artesur , 2009; “Humanidades por venir” in: Arte Cubano, 2009; “Como se existisse a humanidade” in Arte & Ensaios – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA / UFRJ [Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2007]; “Fronteiras móveis”, in: Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas [org Glória Ferreira. RJ: Funarte, 2006.]; Insite 05: interventions, scenarios [Centro Cultural Tijuana/ San Diego Museum of Art, 2006]. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde nasceu.

Luiza Interlenghi: Mestre em História Social da Cultura, PUC-RJ (1994) e Curatorial Studies, CCS, Bard College, NY (2002), é Professora do Dep. de Artes, PUC-RJ. Pesquisa a produção da arte contemporânea no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, com interesse na percepção de instabilidade do campo da arte e nas estratégias dos artistas de intervenção institucional e de redefinição dos espaços da arte. É curadora de Desenlace – Teresa Serrano e Miguel Angel Rìos, Oi Futuro Flamengo, 2013, e de diversas exposições de arte contemporânea. A dissertação de mestrado O Jogo de Espaço – As Esculturas de Franz Weissmann em História Social (1994) destaca o período informal, na trajetória do escultor construtivo. Na Funarte (1987- ) coordenou o Projeto Macunaíma, foi curadora e publicou diversos ensaios.

Cezar Bartholomeu: Artista plástico, atua prioritariamente no campo das imagens técnicas. Professor adjunto do curso de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua na área de estética, teoria da imagem e teoria da arte, em particular as teorias e história da fotografia. Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística (História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) com PDEE realizado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais EHESS Paris, França.