Exposições

Curador Visitante A Mão Negativa

De 20 de junho a 06 de agosto de 2015

ENGLISH VERSION

Visitação até 06 de agosto de 2015
Área verde diariamente, das 8h às 17h
Cavalariças e Capela diariamente, das 10h às 17h
Palacete diariamente das 9h às 17h
Vários locais da EAV Parque Lage

Cinco curadores residentes no Rio de Janeiro foram convidados para organizar, cada um, uma exposição para o ano de 2015. Estas exposições contemplam tanto artistas já inseridos no circuito institucional como uma seleção de estudantes da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, a partir de temas relevantes na trajetória de cada curador.

A Mão Negativa, segunda exposição do Programa Curador Visitante, com curadoria de Bernardo José de Souza (curador assistente Ulisses Carrilho), apresenta cerca de cinquenta obras de 38 artistas brasileiros e estrangeiros em diversos espaços da EAV Parque Lage – Palacete, Cavalariças, Torre, Gruta, Lavanderia dos Escravos, e a área verde, como o Lago dos Patos.

O título da exposição faz alusão ao curta Les Mains Négatives (1978), da escritora francesa Marguerite Duras sobre as míticas pinturas do período paleolítico superior em que se vêem numerosas mãos nas paredes de pedra. Largamente inspirada na ficção-científica, a exposição pensa o espaço do Parque Lage como uma espécie de sítio arqueológico explorado por distintas civilizações no futuro distante.

Durante o período da exposição, uma série de performances, conversas e exibição de filmes fazem parte da programação oficial.

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA!

 

LEIA MAIS SOBRE A MÃO NEGATIVA

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CONHEÇA O PROGRAMA EDUCATIVO

LEIA A ENTREVISTA DE BERNARDO JOSÉ DE SOUZA A LISETTE LAGNADO


ARTISTAS

Antoine Guerreiro do Divino Amor *
Avalanche
Barrão
Cinthia Marcelle
Cyprien Gaillard
Cristiano Lenhardt
Daniel Steegmann Mangrané
Dominique Gonzalez-Foerster
Elena Narbutaite
Erika Verzutti
Felipe Braga *
Gintaras Didžiapetris
Gustavo Torres *
Igor Gaviole *
Igor Vidor *
Jean Cocteau
Leo Felipe
Leticia Ramos
Luciana Brites
Luiz Roque
Manoela Medeiros
Marguerite Duras
Mariana Kaufman *
Mauricio Ianês
Michel Zózimo
Pablo Pijnappel
Rafael RG
Ricardo Càstro
Rodolpho Parigi
Sara Ramo
Sérgio Bernardes
Stefan Panhans
Susana Guardado
Tiago Rivaldo
Tomaso De Luca
Vera Chaves Barcellos

Curador assistente: Ulisses Carrilho *

* estudantes da EAV Parque Lage

Bernardo de Souza: Crítico e curador de arte, professor universitário e colaborador de publicações sobre cultura visual. Foi Curador do Espaço da 9º Bienal do Mercosul | Porto Alegre e, entre 2005 e 2013, Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em fotografia e moda pelo London College of Fashion, é membro dos conselhos curadores do Museu de Arte Contemporânea do RS e da Fundação Vera Chaves Barcellos.