Conversas

Lançamento de livroBy the Way, do artista Thomas Nölle

Dia 13 de outubro de 2015, terça-feira, às 19h
Lançamento do livro By the Way , do artista Thomas Nölle, com apresentação de Claudia Giannetti, seguida de conversa com o autor.

 

By the Way é um livro de artista, que reúne uma seleção de 22 fotografias, cujo denominador comum é a relação entre a viagem, a captação do instante e a paisagem. Não se trata de uma série fotográfica no sentido seqüencial, senão de um ensaio sobre a experiência momentânea do olhar em trânsito. O denominador comum de todas as fotografias consiste na sua realização através de janelas (carros, trens, aviões, metros…) durante uma viagem. As imagens de Nölle se transformam em aberturas para os múltiplos mundos nos quais vivemos, interiores e exteriores, e seus instantes únicos.

Cada fotografia é um convite para despertar a sensibilidade poética e a imaginação, tão marginadas hoje pela avalanche de fotos instantâneas e triviais que nos invade. Nölle renuncia à documentação objetiva da realidade, para explorar a experiência sensorial e temporal da paisagem. É neste sentido que Norval Baitello, no seu texto escrito especialmente para este livro, se refere a este trabalho como não-fotografia: “Nölle transforma o registro automático com aparatos em pincel e pintura.” Consegue inscrever o tempo dentro da imagem, num caminho rumo à desmaterialização.

Edição limitada em duas versões: 50 exemplares numerados e assinados pelo artista e 50 exemplares com uma fotografia original, apresentados numa caixa forrada em tela, também numerados e assinados. 18 x 32 cm. Encadernação cartoné forrada em tela. Texto inédito de Norval Baitello Júnior. Editado em Barcelona: L’Angelot, 2015.

 

Thomas Nölle é artista e fotógrafo alemão, com ateliê em Barcelona desde 1988. Trabalha sobretudo nos campos das artes visuais, instalação e fotografia. Com uma ampla trajetória internacional, suas obras foram expostas em mostras individuais e coletivas em Alemanha, Áustria, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Portugal em museus e centros, tais como Kunstverein, Bonn; Kunstpalast Düsseldorf; Museu de Arte de Mülheim; Centro Nacional das Artes, México D.F.; MUVIM Museu Valenciano; Museu d´Art Contemporani d´Eivissa (Ibiza); Canariasmediafest – XII Festival Internacional de Artes e Culturas Digitais; ZKM Center for Art and Media Karlsruhe (Alemanha); Neue Galerie Graz, Graz (Áustria). Cabem destacar suas exposições individuais no V Festival Internacional da Imagem de Manizales, Colômbia (2006); Centro Cultural de Espanha em México D.F. (2007); MEIAC, Museu Extremeño e Ibero-americano de Arte Contemporânea de Badajoz (2008); Factoria em Santiago de Compostela (2010); Arte Periférica Galeria de Arte, Centro Cultural de Belém, Lisboa (2014). Em 2013 publicou o fotolibro Musa.

Claudia Giannetti é investigadora nas especialidades da arte contemporânea, media art e a relação arte-ciência-tecnologia; curadora de exposições, teórica e escritora. Doutora em História da Arte e Estética pela Universidade de Barcelona. Nos últimos 18 anos, foi diretora e curadora de museus e centros culturais em Espanha, Portugal e Alemanha. Como curadora independente, atuou em mais de cem exposições e eventos em museus em vários países. Desempenha como professora universitária em universidades de Espanha e Portugal desde 1995, tendo sido professora convidada em várias universidades de Europa e América Latina. Como teórica e autora, publicou 14 livros, mais de 35 catálogos e mais de 150 artigos e ensaios em livros e revistas especializadas. Proferiu inúmeras conferências em museus, universidades e instituições de vários países de Europa e América Latina, bem como nos EE.UU., Canadá, Índia e China.

Crédito da imagem: © Thomas Nölle, Bremen » Hamburg, 2013