Conversas

Celina BeatrizA arte como resposta à violação de direitos humanos

Dia 05 de novembro de 2015, quinta-feira, das 10h às 13h

 

Sala do NAT

 

>> INSCRIÇÕES ABERTAS NA SECRETARIA DA ESCOLA

 

Em relação às violações de direitos humanos, a polícia brasileira é uma das que mais mata no mundo, sendo que a maioria das vítimas é jovem e negro. A palestra ministrada pela especialista em direitos humanos e tecnologia, Celina Beatriz, vai apresentar alguns casos que mostram como é possível enfrentar a violência nas cidades com arte. 

 

A palestra faz parte do curso Arte e tecnologia: uma visão transdisciplinar, uma parceria do Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT) da EAV Parque Lage com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). Em encontros alternados, palestrantes do ITS abordam diferentes temas, a partir dos quais são propostos exercícios orientados por Tina Velho. As matrículas estão abertas para o programa completo, como também para as palestras individualmente.

 

Celina Beatriz é graduada em direito pela PUC-Rio, mestre em direitos humanos pela Universidade de Harvard. Especialista em direitos humanos e tecnologia. Foi pesquisadora da Human Rights Watch em Nova York. Supervisora da Clínica de Direitos Humanos da FGV Direito-Rio. Foi consultora da Clínica de Direitos Humanos de Harvard e pesquisadora do ISER. Associada do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisas na área de direitos humanos e tecnologia coordenando projetos na área de liberdade de expressão e privacidade. Coordenadora de Projetos do ITS.

 

[Crédito da imagem: Latuff]