Conversas

Eliane Costa (ITS)Diálogos entre arte e tecnologia no contexto da cibercultura

Dia 19 de novembro de 2015, quinta-feira, das 10h às 13h

Sala do NAT

>> INSCRIÇÕES ABERTAS NA SECRETARIA DA ESCOLA

A pesquisadora vai falar sobre os novos paradigmas da cibercultura e apresentar alguns cases de obras artísticas baseadas em tecnologia, seja como suporte ou como processo, sempre estimulando o diálogo com a turma.

A palestra faz parte do curso Arte e tecnologia: uma visão transdisciplinar, uma parceria do Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT) da EAV Parque Lage com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). Em encontros alternados, palestrantes do ITS abordam diferentes temas, a partir dos quais são propostos exercícios orientados por Tina Velho. As matrículas estão abertas as palestras individualmente.

 

Eliane Costa é pesquisadora, consultora, professora e palestrante nos campos da Gestão Cultural, das Políticas Culturais, da Cultura Digital e da Economia Criativa. Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Escola de Ciências Sociais da FGV, onde coordena o MBA “Bens culturais: cultura, economia e gestão”. É doutoranda no HCTE – História das Ciências e das Técnicas & Epistemologias da UFRJ, com pesquisa sobre redes culturais periféricas, território e ciberespaço. De 2003 a 2012, foi Gerente de Patrocínios da Petrobras, responsável pela gestão da política cultural da empresa que é a maior incentivadora das artes e da cultura no país. É autora do livro Jangada Digital (Ed. Azougue, 2011), sobre as políticas do Ministério da Cultura na gestão do músico Gilberto Gil relacionadas à apropriação cultural dos paradigmas das redes e tecnologias digitais. E co-organizadora da coletânea De baixo para cima (Ed. Aeroplano, 2014), sobre novos arranjos produtivos desenvolvidos na interseção dos campos da cultura, tecnologia, e inovação cidadã (os dois livros estão disponíveis para compartilhamento e download na rede).

[Imagem: jardim em formato de um QR Code]